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Tipo: TCC
Título : Aromas organizacionais: um estudo introdutório sobre as possíveis intervenções dos aromas dentro das empresas
Autor : Vasconcelos, Marina Pontes
Tutor: Pitombeira, Suzete Suzana Rocha
Palabras clave : Cultura organizacional;Comportamento organizacional;Aroma organizacional
Fecha de publicación : 2017
Citación : VASCONCELOS, Marina Pontes. Aromas organizacionais: um estudo introdutório sobre as possíveis intervenções dos aromas dentro das empresas. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração ) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: No contexto atual, tanto no cenário nacional quanto internacional, evidencia-se lacuna referente aos estudos dos aromas ambientais inseridos na cultura organizacional e influenciadores do comportamento organizacional, enfoque em que a carência de trabalhos científicos é ainda mais acentuada no campo da Administração. O interesse pelo objeto de estudo surgiu devido as pesquisas sobre aromas ambientais nas organizações estarem voltados em sua grande maioria para o marketing olfativo. Esta pesquisa investiga o aroma (cheiro, odor) como elemento da cultura organizacional e sobre sua influência no comportamento de colaboradores. Este estudo exploratório instiga um plano descritivo e causal por procurar identificar a relação dos aromas organizacionais com a cultura organizacional e o comportamento, a partir da percepção de profissionais. Quanto aos meios é um estudo de campo utilizando análise quantitativa dos dados coletados. Participaram da pesquisa 118 profissionais engajados em diversos tipos de organizações no Estado do Ceará (distribuídos em serviços, indústria e profissionais liberais). A maioria dos respondentes foi do sexo feminino com 62,5%; idade entre 18 e 30 anos com 52,1%. Observou-se que 66,7% identificam a cultura como premissas, valores e normas compartilhados por todos os membros da organização; 49,6% atribuem a existência da cultura organizacional como fator que faz os funcionários se sentirem parte da cultura desenvolvida. Na análise da perspectiva aromática evidenciou-se que 51,8% dos respondentes atribui aos aromas a presença inovadora no ambiente organizacional; 46,1% identificam o aroma como parte do dia a dia; 44,4% atribuem o aroma como criador de maior dinamismo entre os grupos de diferentes segmentos; 50,9% identificam o aroma como redutor de estresse; e 52,1% acreditam que o aroma estimula a criatividade.
Abstract: In the current context, both in the national and international scenario, exist a lack of reference to the study of environmental scents inserted in the organizational culture and like a influencers of organizational behavior, an approach in which the lack of scientific work is even more accentueted in the Administration field. The interest for the object of study arose because the researches on environmental scents in the organizations are focused mostly for olfactory marketing. This research investigates aroma (smell, odor) as an element of organizational culture and its influence on employee behavior. This exploratory study instigates a descriptive and causal plan for seeking to identify the relationship between organizational scent with organizational culture and behavior, based on the perception of professionals. The means is a field study using quantitative analysis of the data collected. 118 professionals engaged in various types of organizations in the State of Ceará (distributed in services, industry and independent professionals) participated in this research. The majority of respondents were female with 62.5%; Aged between 18 and 30 years with 52.1%. It was observed that 66.7% identified culture as premises, values and norms shared by all members of the organization; 49.6% attribute the existence of organizational culture as a factor that makes employees feel part of the culture developed. In the analysis of the aromatic perspective it was evidenced that 51.8% of the respondents attributed to the aromas the innovative presence in the organizational environment; 46.1% identify the aroma as part of daily life; 44.4% attributed aroma as the creator of greater dynamism among groups of different segments; 50.9% identify the aroma as a stress reducer; And 52.1% believe that aroma stimulates creativity.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35903
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

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