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Type: Dissertação
Title: Habitus, representação social e formação docente: a escolha profissional do Curso de Pedagogia por alunos de uma universidade federal do nordeste brasileiro
Authors: Oliveira, Carla Dolores Menezes de
Advisor: Vasconcelos, José Gerardo
Keywords: Habitus;Representação social;Pedagogia
Issue Date: 2018
Citation: OLIVEIRA, Carla Dolores Menezes de. Habitus, representação social e formação docente: a escolha profissional do Curso de Pedagogia por alunos de uma universidade federal do nordeste brasileiro - UFC. 2018. 95f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho foi pensado e inicialmente estruturado a partir de uma reflexão acerca da experiência por mim vivida no curso de graduação em Pedagogia. Busco uma análise dos fatores que exercem influência no modo como “surge um pedagogo”, desde sua escolha pelo curso até o estabelecimento de uma identificação com a profissão, enquanto parte integrante de uma categoria profissional, buscando uma análise das representações sociais dos estudantes sobre o curso de Pedagogia. Para tanto, o espaço de formação de professores figurará como campo nessa pesquisa. Os dados serão analisados e interpretados à luz do modelo teórico “praxiologia-representações sociais”, o qual articula os conceitos centrais da praxiologia de Pierre Bourdieu (habitus e capital cultural) com a teoria das representações sociais de Serge Moscovici, de modo a permitir compreender a atual posição dos estudantes no campo educacional, seus gostos, estilo de vida e formas identitárias. Para tanto, me propus a realizar uma pesquisa de caráter etnográfico que buscasse apreender o processo de “surgimento” desse pedagogo, trabalhando com a abordagem da análise de narrativa, cujo objetivo é não somente compreender as falas dos meus interlocutores, mas reconhecer qual é o seu sentido, ou seja, o seu valor e sua dependência com um determinado contexto. Os sujeitos desta pesquisa são alunos da Universidade Federal do Ceará que cursam a turma de último semestre de graduação em Pedagogia. No primeiro momento foi utilizado um questionário e entrevistas semiestruturadas aplicadas ao total de alunos da turma, que soma dezessete. No segundo momento os diários de campo e observação participante foram complementados com depoimentos de quatro sujeitos informantes, também alunos da referida turma. Por fim, a partir da análise dos dados apresentados, concluímos que a escolha do referido curso pelos sujeitos não se tratou, em grande parte, de uma primeira opção, mas de consequência da não-aprovação em outros cursos pretendidos, da facilidade de aprovação para o curso de Pedagogia e, ainda, do fato de o curso ser oferecido no período noturno, possibilitando àqueles conciliarem atividades acadêmicas com as profissionais. Outro elemento relevante apontado pelos discentes como referência para a escolha do curso de Pedagogia foi a atuação de alguns familiares em atividades profissionais vinculadas à Educação, embora muitos não se identificassem com essa profissão. Estando a maioria dos entrevistados ainda (des)identificada com sua atuação mesmo depois de formados.
Abstract: This work was thought and initially structured from a reflection about the experience I experienced in the course of graduation in Pedagogy. I am looking for an analysis of the factors that influence the way in which a pedagogue emerges, from his choice of the course to the establishment of an identification with the profession, as an integral part of a professional category, seeking an analysis of the students' social representations about the course of Pedagogy. For this, the space of teacher training will figure as a field in this research. The data will be analyzed and interpreted in the light of the theoretical model “praxiology-social representations”, which articulates the central concepts of the practice of Pierre Bourdieu (habitus and cultural capital) with the theory of social representations of Serge Moscovici, in order to understand the current position of students in the educational field, their tastes, lifestyle and identity forms. For this, I set out to carry out an ethnographic research that seeks to apprehend the process of "emergence" of this pedagogue, working with the approach of narrative analysis, whose objective is not only to understand the speeches of my interlocutors, but to recognize what is the its meaning, that is, its value and its dependence on a given context. The subjects of this research are students of the Federal University of Ceará who study the last semester of graduation in Pedagogy. At the first moment a questionnaire and semi-structured interviews were used applied to the total of students of the class, that adds seventeen. In the second moment the field diaries and participant observation were complemented with testimonies of four informants, also students of said class. Finally, based on the analysis of the data presented, we conclude that the subjects' choice of course was not, to a large extent, a first option, but a consequence of non-approval in other intended courses, the ease of approval for the course of Pedagogy and also the fact that the course is offered at night, enabling them to reconcile academic activities with professionals. Another relevant element pointed out by the students as reference for the choice of Pedagogy course was the performance of some relatives in professional activities linked to Education, although many did not identify with this profession. Most of the interviewees are still (un)identified with their performance even after graduating.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35899
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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