Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35892
Type: | TCC |
Title: | Jogos matemáticos como recurso didático no ensino das operações aritméticas |
Authors: | Oliveira, Cizismara Coelho |
Advisor: | Silva, Arnoldo Nunes da |
Keywords: | Operações fundamentais;Jogos matemáticos;Dificuldades;Aprendizagem |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | OLIVEIRA, Cizismara Coelho. Jogos matemáticos como recurso didático no ensino das operações aritméticas. 2015. 52 f. TCC (Graduação em Matemática) - Instituto UFC Virtual, Universidade Federal do Ceará, Quiterianópolis, 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho trata da contribuição dos jogos de matemática para o ensino e aprendizagem da matemática, o objetivo é analisar as dificuldades de aprendizagem dos alunos nas aulas de matemática e especificamente nas operações fundamentais, base de toda a matemática, e como os jogos matemáticos podem contribuir para o ensino-aprendizagem.O uso de jogos como método de ensino-aprendizagem na sala de aula é um recurso pedagógico que vem apresentado bons resultados. O trabalho tem como base pesquisa bibliográfica, como a história dos jogos os conceitos de alguns autores, definições e metodologias de um grupo de jogos e quais suas contribuições para o ensino. Para evidenciarmos as teorias é realizada uma aplicação com jogos matemáticos com uma amostra de alunos observando o desenvolvimento, dificuldades e contribuições da ferramenta jogo no processo de ensino, analisando e discutindo resultados. |
Abstract: | Ealswith the contribution of math games for the teaching and learning of mathematics, work is to analyze the difficulties of student learning in math classes and specifically in key operations base all of mathematics, and how mathematical games can contribute to teaching learning. The use of games as a teaching and learning strategy in the classroom is a pedagogical resource that has shown good results. The work is based on bibliographical research as the history of games the concepts of some authors, definitions and methodologies of a group of games and what their contributions to the school. To show us theories an application was made with mathematical games with a sample of students watching the development, difficulties and contributions of gaming tool in the teaching process, analyzed and discussed results. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35892 |
Appears in Collections: | MATEMÁTICA - LICENCIATURA (EaD) - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_cco.pdf | 994,85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.