Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35884
Tipo: TCC
Título : A influência do Pibid no processo de formação inicial nos estudantes de educação física na Universidade Federal do Ceará
Autor : Andrade, Isabele Albuquerque
Tutor: Silva, Maria Eleni Henrique
Palabras clave : Pibid;Educação Física;Formação inicial
Fecha de publicación : 2015
Citación : ANDRADE, Isabele Albuquerque. A influência do pibid no processo de formação inicial nos estudantes de educação física na universidade federal do Ceará. 2015. 52 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho tem como objetivo analisar as influências e a importância do PIBID na formação inicial do licenciando em educação física. Verificamos, a partir de entrevistas, os principais aspectos abordados pelos bolsistas e coordenadores do projeto, que atuam ou atuaram em pelo menos um ano no Programa PIBID-Educação Física. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, já que tivemos o objetivo de favorecer a livre expressão dos sujeitos entrevistados. Para que assim não fizéssemos a delimitação dos benefícios do projeto na formação dos indivíduos pesquisados. O trabalho de campo foi realizado com alunos da UFC, bolsistas do projeto. Esses bolsistas atuam ou atuaram nas escolas João Mattos, Martins de Aguiar e Adroaldo Teixeira. Ambas as escolas são públicas localizadas do município de Fortaleza, CE. Essas escolas vão desde a educação infantil até o ensino médio, dependendo da escola. A pesquisa foi realizada no período de 2015.2 e foram entrevistados cinco bolsistas que estão atuando, quatro bolsistas que atuaram em anos anteriores e são licenciados em educação física, os coordenadores atuais do projeto e a coordenadora de área de Universidade Federal do Ceará. Desse modo, a pesquisa descritiva seguirá os seguintes passos: 1) Seleção dos participantes colaboradores da pesquisa; 2) Convite para participar da pesquisa; 3) realização da entrevista com os selecionados e que concordaram em participar da pesquisa; 4) Transcrição das entrevistas e devolutiva para os entrevistados; 5) Relato final da entrevista com as correções dos entrevistados; 6) Análise das entrevistas para realização da elaboração da análise dos dados. Concluímos que o PIBID apresenta grandes benéficos para a formação profissional de futuros professores, já que muitos entrevistados apontaram a importância de experiências práticas para a formação de licenciados para que assim os alunos das licenciaturas possam tanto fazer uma análise crítica a cerca dos conteúdos que estão sendo ministrados em suas universidades, como adquirir novos saberes que só podem ser vivenciados com a prática
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35884
Aparece en las colecciones: EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_tcc_iaandrade.pdf377,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.