Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Maria Eleni Henrique-
dc.contributor.authorAndrade, Isabele Albuquerque-
dc.date.accessioned2018-09-25T11:25:08Z-
dc.date.available2018-09-25T11:25:08Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationANDRADE, Isabele Albuquerque. A influência do pibid no processo de formação inicial nos estudantes de educação física na universidade federal do Ceará. 2015. 52 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35884-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPibidpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.titleA influência do Pibid no processo de formação inicial nos estudantes de educação física na Universidade Federal do Cearápt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo analisar as influências e a importância do PIBID na formação inicial do licenciando em educação física. Verificamos, a partir de entrevistas, os principais aspectos abordados pelos bolsistas e coordenadores do projeto, que atuam ou atuaram em pelo menos um ano no Programa PIBID-Educação Física. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa, já que tivemos o objetivo de favorecer a livre expressão dos sujeitos entrevistados. Para que assim não fizéssemos a delimitação dos benefícios do projeto na formação dos indivíduos pesquisados. O trabalho de campo foi realizado com alunos da UFC, bolsistas do projeto. Esses bolsistas atuam ou atuaram nas escolas João Mattos, Martins de Aguiar e Adroaldo Teixeira. Ambas as escolas são públicas localizadas do município de Fortaleza, CE. Essas escolas vão desde a educação infantil até o ensino médio, dependendo da escola. A pesquisa foi realizada no período de 2015.2 e foram entrevistados cinco bolsistas que estão atuando, quatro bolsistas que atuaram em anos anteriores e são licenciados em educação física, os coordenadores atuais do projeto e a coordenadora de área de Universidade Federal do Ceará. Desse modo, a pesquisa descritiva seguirá os seguintes passos: 1) Seleção dos participantes colaboradores da pesquisa; 2) Convite para participar da pesquisa; 3) realização da entrevista com os selecionados e que concordaram em participar da pesquisa; 4) Transcrição das entrevistas e devolutiva para os entrevistados; 5) Relato final da entrevista com as correções dos entrevistados; 6) Análise das entrevistas para realização da elaboração da análise dos dados. Concluímos que o PIBID apresenta grandes benéficos para a formação profissional de futuros professores, já que muitos entrevistados apontaram a importância de experiências práticas para a formação de licenciados para que assim os alunos das licenciaturas possam tanto fazer uma análise crítica a cerca dos conteúdos que estão sendo ministrados em suas universidades, como adquirir novos saberes que só podem ser vivenciados com a práticapt_BR
Aparece nas coleções:EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_iaandrade.pdf377,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.