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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35679
Tipo: | Dissertação |
Título: | A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas |
Autor(es): | Soares Júnior, Jair Lino |
Orientador: | Santos, Maria José Costa dos |
Palavras-chave: | Matemática e Cultura;Atividades Didáticas-AD;Sequência Fedathi-SF;Transformações Geométricas;Simetria;Mathematics and Culture;Didactic Activities - AD |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | Soares Júnior, J. L.; Santos, M. J. C. (2018) |
Resumo: | A matemática é uma ciência repleta de significados, também no cotidiano. As práticas culturais podem e devem ser utilizadas no ensino dessa disciplina. Entretanto, a inter-relação matemática e cultura ainda não é uma realidade nas escolas públicas, pois, na maioria dos casos, o principal recurso pedagógico é o livro didático e a apresentação dos conteúdos se dá de forma hierarquizada, ensinando primeiro os conteúdos mais fáceis que servirão de pré-requisito para a aprendizagem de conteúdos mais complexos. Objetivamos com esse estudo analisar o processo de aprendizagem de uma turma de alunos do 9.º ano do ensino fundamental dos anos finais, especialmente sobre os conceitos matemáticos que envolvem simetria e isometria a partir de Atividades Didáticas (AD) que relacionam as rendas de bilros e a matemática cultural elaboradas por Santos (2012). O estudo é de natureza qualitativa, do tipo indutivo, com fins exploratórios, visando a aproximação da aprendizagem matemática com a cultura. Delineamos o trabalho baseados na observação participante. Os sujeitos foram 30 alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental anos finais de uma escola da rede pública municipal de ensino de Caucaia-Ceará. Como fonte de coleta de dados, adotamos o registro a partir de fotografias e o diário de campo, para anotações das respostas produzidas pelos alunos nas AD, bem como comentários de fatos ocorridos durante o processo investigativo durante a Sessão Didática (SD), fundamentada nos pressupostos metodológicos da Sequência Fedathi (SF). Nossos resultados permitiram identificar lacunas conceituais dos estudantes com relação às transformações geométricas, principalmente com relação ao conceito de reflexão. Observamos, ainda, dificuldades primárias dos estudantes acerca do conceito de lateralidade. A partir das análises, verificamos que as AD propostas por Santos (2012) corroboram a aprendizagem dos conceitos de transformação geométrica, especificamente rotação, translação e reflexão, principalmente por evidenciar as habilidades de visualização e representação, fundamentais para aprendizagem desses conceitos. |
Abstract: | Mathematics is a science full of meanings, also in everyday life. Cultural practices can and should be used in the teaching of this discipline. However, the mathematical interrelationship and culture is not a reality in public schools, because in most cases the main pedagogical resource is the textbook and the presentation of content is given in a hierarchical way, teaching first the easiest contents which will be a prerequisite for learning more complex content. The purpose of this study was to analyze the learning process of a class of students from the 9th grade of elementary school in the final years, especially on the mathematical concepts involving symmetry and isometry from Didactic Activities (AD) that relate bobbin lace and the cultural mathematics elaborated by Santos (2012). The study is qualitative, of the inductive type, with exploratory purposes, aiming at the approximation of the mathematical learning with the culture. We outlined the work based on the participant observation, the subjects were 30 students of the 9th grade of elementary school final years of a school in the municipal public school of Caucaia - Ceará. As a source of data collection we adopted the record from photographs and the field diary, for annotations of the responses produced by the students in the Didactic Activities (AD), as well as comments of facts occurred during the investigative process during the Didactic Session (SD), based in the methodological assumptions of the Fedathi Sequence (SF). Our results allowed to identify conceptual gaps of the students with respect to the geometric transformations, mainly in relation to the concept of reflection. We also observed the students' primary difficulties regarding the concept of laterality. From the analysis we verified that the AD proposed by Santos (2012) corroborate the learning of the concepts of geometric transformation, specifically, rotation, translation and reflection, mainly for evidencing the visualization and representation skills, fundamental for learning these concepts. |
Descrição: | SOARES JÚNIOR, Jair Lino. A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas - UFC. 2018. 105f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35679 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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