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Tipo: Dissertação
Título: A imagem como brinquedo: a relação entre crianças e desenhos animados à luz da divisão de gênero
Título em inglês: The image as a toy: the relation between children and cartoons acording genre division
Autor(es): Ponte Filho, Marcus Henrique Linhares
Orientador: Costa, Maria de Fátima Vasconcelos da
Palavras-chave: Desenhos Animados;Brinquedo;Escola;Televisão;Crianças;Desenho animado - História e crítica;Desenhos animados e crianças - Educação
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: PONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares. A imagem como brinquedo: a relação entre crianças e desenhos animados à luz da divisão de gênero. 2010. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
Resumo: Os desenhos animados, sempre representaram um grande foco temático para as brincadeiras infantis, e como tal, gozam de popularidade entre esse público. No entanto, apesar de possuírem um status privilegiado entre o público infantil, os desenhos animados ainda parecem ser encarados com desconfiança por educadores e pais. O presente trabalho procurou investigar como se dá a relação entre crianças em idade escolar e seus desenhos animados favoritos, dando especial enfoque a divisão de gênero presente em tais programas, o que influencia consideravelmente a relação entre meninos e meninas no que diz respeito a suas opiniões sobre o que assistem. A pesquisa, de caráter etnográfico, foi realizada com crianças do 2º Ano do Ensino Fundamental I, em duas escolas de Fortaleza, sendo uma privada e outra pública. Ao todo, foram observadas 4 turmas de 2º Ano, e pôde-se constatar uma delimitação nítida entre a cultura lúdica masculina e a feminina, tais como são propagadas nas animações televisivas, ainda que essa delimitação por si só não representasse uma regra definitiva. O trabalho buscou assim compreender, o que as crianças pensam a respeito dos desenhos que assistem e como se dá essa diferenciação de gênero na opção por tais programas
Abstract: Cartoons always represented a great thematic focus for children’s entertainment and therefore enjoy popularity among this public. However, despite having a privileged status among children, cartoons are still seen with distrust by teachers and parents. This essay investigated how is the relationship between children in scholar age and their favorite cartoons, giving special attention to the genre division presented in these programs that influences the relationship between boys and girls about what they watch. The research, in an ethnographic mold, was realized with children of 2nd year elementary school, in two schools of the city (a private one, and a public one). In all, were observed four classes of 2nd year elementary school, and could be seen that there’s a clear delimitation between male playful culture and female playful culture, in the mood of they are presented in cartoons. Although, this delimitation between male and female presented in television cartoons, is not a rigid rule, and the research tried to understand what children think about cartoons they watch on TV, and how is the genre differentiation in the choice of these programs
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3540
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