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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Maria de Fátima Vasconcelos da-
dc.contributor.authorPonte Filho, Marcus Henrique Linhares-
dc.date.accessioned2012-07-27T12:04:30Z-
dc.date.available2012-07-27T12:04:30Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationPONTE FILHO, Marcus Henrique Linhares. A imagem como brinquedo: a relação entre crianças e desenhos animados à luz da divisão de gênero. 2010. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3540-
dc.description.abstractCartoons always represented a great thematic focus for children’s entertainment and therefore enjoy popularity among this public. However, despite having a privileged status among children, cartoons are still seen with distrust by teachers and parents. This essay investigated how is the relationship between children in scholar age and their favorite cartoons, giving special attention to the genre division presented in these programs that influences the relationship between boys and girls about what they watch. The research, in an ethnographic mold, was realized with children of 2nd year elementary school, in two schools of the city (a private one, and a public one). In all, were observed four classes of 2nd year elementary school, and could be seen that there’s a clear delimitation between male playful culture and female playful culture, in the mood of they are presented in cartoons. Although, this delimitation between male and female presented in television cartoons, is not a rigid rule, and the research tried to understand what children think about cartoons they watch on TV, and how is the genre differentiation in the choice of these programspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectDesenhos Animadospt_BR
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectDesenho animado - História e críticapt_BR
dc.subjectDesenhos animados e crianças - Educaçãopt_BR
dc.titleA imagem como brinquedo: a relação entre crianças e desenhos animados à luz da divisão de gêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs desenhos animados, sempre representaram um grande foco temático para as brincadeiras infantis, e como tal, gozam de popularidade entre esse público. No entanto, apesar de possuírem um status privilegiado entre o público infantil, os desenhos animados ainda parecem ser encarados com desconfiança por educadores e pais. O presente trabalho procurou investigar como se dá a relação entre crianças em idade escolar e seus desenhos animados favoritos, dando especial enfoque a divisão de gênero presente em tais programas, o que influencia consideravelmente a relação entre meninos e meninas no que diz respeito a suas opiniões sobre o que assistem. A pesquisa, de caráter etnográfico, foi realizada com crianças do 2º Ano do Ensino Fundamental I, em duas escolas de Fortaleza, sendo uma privada e outra pública. Ao todo, foram observadas 4 turmas de 2º Ano, e pôde-se constatar uma delimitação nítida entre a cultura lúdica masculina e a feminina, tais como são propagadas nas animações televisivas, ainda que essa delimitação por si só não representasse uma regra definitiva. O trabalho buscou assim compreender, o que as crianças pensam a respeito dos desenhos que assistem e como se dá essa diferenciação de gênero na opção por tais programaspt_BR
dc.title.enThe image as a toy: the relation between children and cartoons acording genre divisionpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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