Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35217
Tipo: Dissertação
Título : A escola rural e a questão do saber: do saber universal ao saber construído pelo homem do campo
Autor : Queiroz, Zuleide Fernandes de
Tutor: Damasceno, Maria Nobre
Co-asesor: Brandão, Maria de Lourdes Peixoto
Therrien, Jacques
Fecha de publicación : 1992
Citación : Queiroz, Z. F.; Damasceno, M. N.; Brandão, M. L. P.; Therrien, J. (1992)
Resumen en portugués brasileño: A presente pesquisa intenta proceder a uma análise das relações dialéticas das práticas de educação, que têm lugar na escola rural, considerando o que revelam seus pressupostos e finalidades, buscando verificar em que medida estão contribuindo para desvendar as relações sociais de produção do camponês e buscando elementos para repensar formas alternativas de educação para o meio rural, a partir do saber gerado pela "resistência velada" da classe camponesa. Para proceder tal estudo, fez-se necessário mergulhar no cotidiano da escola rural, verificar que saber está sendo trabalhado nas práticas pedagógicas realizadas na escola rural, analisar a práxis e o papel da professora rural, responsável pela transmissão do saber domesticador ou alternativo em elaboração e detectar como se constrói o saber alternativo, fruto da resistência do camponês e sua articulação com o saber escolar. Estudamos as escolas rurais do assentamento Alvaçã-Goiabeiras, situado no município de Santana do Acaraú - Ceará. Conhecendo a sua história, a vida da comunidade escolar, a história de vida e de trabalho das professoras, o cotidiano, as dificuldades enfrentadas, os avanços com vistas a construção do projeto de escola para as crianças do imóvel. Na reflexão realizada sobre a educação escolar no meio rural, a escola tem um papel fundamental, na luta dos assentados. Ela é responsável pela sistematização e difusão do saber.
Abstract: The present research aims to carry out an analysis of the dialectic relationships in the education practice which takes place in the rural schools, considering what their presuppositions and purposes reveal, trying to verify to what extent they are contributing to unveil the social relationships of the peasant's production. It also seeks elements to rethink alternative forms of education in the rural area with the wisdom generated by the "veiled resistance" of the peasantry. In order to carry out such a study it is necessary o dive into the day-to-day life of a rural school in search of verifying what knowledge is being used in the pedagogical practices of the rural schools. It is also necessary to analyze the praxis and the role of the rural teachers who are responsible for the transmission of the domesticated or alternative knowledge in progress and to detect how to build an alternative knowledge, which originates from the peasant's resistance, and its articulation with the school knowledge. Studying the rural school of the Alvaça-Goiabeira community, located in the municipality of Santana do Acaraú, Ceará; the history, the life of the community, the teachers' life and work stories, the difficulties faced, the advances, the construction of a school project for the local children were revealed. On a reflection based on the school education in the rural environment it can be said that the school plays a fundamental role in the struggle of the community.lt is responsible for the systematization and diffusion of the knowledge.
Resumen en francés: Cette recherche a pour but d'analyser les différentes pratiques pédagogiques appliquées dans les écoles rurales. L'étude prend en considération leurs , présuppositions et leurs finalités et cherche à verifier dans quelle mesure ces pratiques pédagogiques dévoilent les relations sociales de production des paysans. Elle vise également une réflexion sur des pédagogies nouvelles dans le milieu rural à partir du savoir géré par une resistance inconsciente des paysans. Pour procéder à une telle étude, il a fallu s'infiltrer dans le quotidien des écoles pour connaître les savoirs enseignés à travers les pratiques pédagogiques, pour analyser la pratique et le rôle de l'institutrice que est la responsable de la transmis sion des connaissances superficielles et des nouvelles connaissan ces qui sont en train d'être élaborées; et détecter comment on produit ces nouvelles connaissances, conséquence des connaissan ces scientifiques que les paysans acquièrent à l'école et leurs connaissances pratiques. Nous avons visité les écoles de la communauté Alvaçã- Goiabeiras située á Santana do Acaraú - Ceará. Nous ajons étudié son histoire, la vie de la communauté scolaire y compris les institutrices? le quotidien, les difficultés, ainsi que les progrès de l'élaboration du projet d'une école pour les enfants de cette communauté. A partir de cette réflexion, nous pouvons conclure que l'école a um rôle fondamental dans la lutte des paysans. Elle est responsable de la systématisation et de la diffusion du savoir.
Descripción : QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. A escola rural e a questão do saber: do saber universal ao saber construído pelo homem do campo. 1992. 190f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1992.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35217
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1992_dis_zfqueiroz.pdf100,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.