Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35120
Type: | TCC |
Title: | Recurso federal: aplicação e prestação de contas do PDDE |
Authors: | Lima Filho, Francico Xavier |
Advisor: | Cavalcante, Jacqueline Franco |
Keywords: | Educação - Aspectos econômicos;Fortaleza (CE) - Ação de prestação de contas;Educação - Finanças |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | LIMA FILHO, Francico Xavier. Recurso federal: aplicação e prestação de contas do PDDE. 2015. 55 f. TCC (graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os recursos destinados à educação brasileira apresentam muita relevância no desenvolvimento educacional, e sendo esse desenvolvimento um fator resultante da boa gestão do recurso financeiro, justifica-se, portanto, a magnitude de sua importância. Esse investimento pode ser evidenciado através de diversas variáveis, sendo o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE um dos mais importantes. Deste modo, foram reunidas informações secundárias de fontes como Programas e financiamento educacional, oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, do Ministério da Educação – Mec, e da Célula de Prestação de Contas, oriunda da Secretaria Municipal da Educação. Como a análise das variáveis conclui-se que a correta gestão do recurso financeiro e a correta prestação de contas, proporciona um melhoramento considerável no ensino fundamental. Foi mostrado também que a região Nordeste possui maior índice de arrecadamento em reais de recursos destinados à educação e que o número de escolas é consideravelmente maior na região Nordeste. |
Abstract: | Resources for Brazilian education have much relevance in educational development, and this development is a factor resulting from the proper management of financial resources, therefore, is justified by the magnitude of its importance. This investment can be evidenced by several variables, and the Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE one of the most important. FNDE, the Ministry of Education - - ECM and cell Accountability, originally from City Department of Education thus secondary information sources such as educational funding programs, coming from the National Development Fund of the School were pooled. With the analysis of the variables it is concluded that the proper management of financial resources and proper accountability provides a considerable improvement in elementary school. It was also shown that the Northeast has the highest index in real raiser of funds for education and the number of schools is greater conderavelmente in the Northeast. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35120 |
Appears in Collections: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_dis_fxlimafilho.pdf | 791,78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.