Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35112
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Percepções de discentes de enfermagem sobre fatores geradores de estresse durante a graduação |
Título em inglês: | Perceptions of the nursing students on stress-generating factors during the graduation |
Autor(es): | Costa, Christefany Régia Braz Oliveira, Layze Braz de Maynart, Willams Henrique da Costa Albuquerque, Maria Cícera dos Santos de Correia, Divanise Suruagy |
Palavras-chave: | Estudantes de Enfermagem;Estresse Psicológico;Instituições de Ensino Superior;Percepção |
Data do documento: | 2018 |
Instituição/Editor/Publicador: | Rev Rene |
Citação: | COSTA, C. R. B. et al. Percepções de discentes de enfermagem sobre fatores geradores de estresse durante a graduação. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e3442, 2018. |
Resumo: | Objetivo: compreender, conforme percepções de estudantes de enfermagem, os fatores geradores de estresse durante a graduação. Métodos: estudo qualitativo, desenvolvido com 236 graduandos em enfermagem, em Instituição de Ensino Superior. Produção de informação realizada por instrumento semiestruturado, processada pelo software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires e submetida à análise de conteúdo de Bardin. Resultados: originaram-se seis classes: o tipo de atividade realizada, a quantidade de atividade, o prazo para desenvolvê-las, a infraestrutura, a organização pedagógica do curso e os professores. Conclusão: o estudo identificou como fonte potencial de estímulos estressores as atividades que envolvem desempenho e concentração de esforços realizados em rotinas de estudos constantes e crescentes. |
Abstract: | Objective: to understand, according to the perceptions of the nursing students, the stress-generating factors during graduation. Methods: this is a qualitative study, developed with 236 undergraduate nursing students, in a Higher Education Institution. The production of information was carried out by a semi-structured instrument, processed by the Software Interface for Multidimensional Analyzes of Textes et de Questionnaires and submitted to Bardin content analysis. Results: six classes were created: the type of activity carried out, the amount of activity, the period to develop them, the infrastructure, the pedagogical organization of the course and the professors. Conclusion: the study identified as potential source of stress stimuli in the activities that involve performance and concentration of efforts performed in constant and increasing study routines. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35112 |
ISSN: | 2175-6783 (On line) |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_crbcosta.pdf | 364,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.