Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35112
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Percepções de discentes de enfermagem sobre fatores geradores de estresse durante a graduação
Título em inglês: Perceptions of the nursing students on stress-generating factors during the graduation
Autor(es): Costa, Christefany Régia Braz
Oliveira, Layze Braz de
Maynart, Willams Henrique da Costa
Albuquerque, Maria Cícera dos Santos de
Correia, Divanise Suruagy
Palavras-chave: Estudantes de Enfermagem;Estresse Psicológico;Instituições de Ensino Superior;Percepção
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: COSTA, C. R. B. et al. Percepções de discentes de enfermagem sobre fatores geradores de estresse durante a graduação. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e3442, 2018.
Resumo: Objetivo: compreender, conforme percepções de estudantes de enfermagem, os fatores geradores de estresse durante a graduação. Métodos: estudo qualitativo, desenvolvido com 236 graduandos em enfermagem, em Instituição de Ensino Superior. Produção de informação realizada por instrumento semiestruturado, processada pelo software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires e submetida à análise de conteúdo de Bardin. Resultados: originaram-se seis classes: o tipo de atividade realizada, a quantidade de atividade, o prazo para desenvolvê-las, a infraestrutura, a organização pedagógica do curso e os professores. Conclusão: o estudo identificou como fonte potencial de estímulos estressores as atividades que envolvem desempenho e concentração de esforços realizados em rotinas de estudos constantes e crescentes.
Abstract: Objective: to understand, according to the perceptions of the nursing students, the stress-generating factors during graduation. Methods: this is a qualitative study, developed with 236 undergraduate nursing students, in a Higher Education Institution. The production of information was carried out by a semi-structured instrument, processed by the Software Interface for Multidimensional Analyzes of Textes et de Questionnaires and submitted to Bardin content analysis. Results: six classes were created: the type of activity carried out, the amount of activity, the period to develop them, the infrastructure, the pedagogical organization of the course and the professors. Conclusion: the study identified as potential source of stress stimuli in the activities that involve performance and concentration of efforts performed in constant and increasing study routines.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35112
ISSN: 2175-6783 (On line)
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_crbcosta.pdf364,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.