Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35100
Tipo: | TCC |
Título : | Fatores de motivação para adesão e permanência nas aulas de ritmos em um supermercado de Fortaleza/CE |
Autor : | Dias, Veridyana Marques |
Tutor: | Campos, Marcos Antônio Almeida |
Palabras clave : | Ritmos;Dança;Motivação |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | DIAS, Veridyana Marques. Fatores de motivação para adesão e permanência nas aulas de ritmos em um supermercado de Fortaleza/CE . 2018. 26 f. Monografia (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | O estudo teve como objetivo identificar os principais aspectos motivacionais que levam adultos e idosos a aderir e permanecer nas aulas de Ritmos em um supermercado de Fortaleza-CE. Atualmente, há diversas opções de atividades físicas ligadas à dança, como as aulas de Ritmos, que vêm se destacando nos mais diversos locais. Nesta pesquisa, foi aplicado um questionário com 5 questões, tendo como amostra dezessete alunas com idades entre 30 e 74 anos, num projeto ofertado por um supermercado, com critério de participar há pelo menos quatro meses da atividade. Os principais resultados apontam que a motivação para a prática/permanência nas aulas de Ritmos foram a melhora da aptidão física, a associação de atividade física com a prática da dança, melhoria da estética e afinidade com o professor. Também notou-se que tanto fatores de motivação intrínseca quanto extrínseca estavam presentes como agentes motivadores para a prática/permanência nas aulas. Verificou-se que as entrevistadas percebem que essa prática traz melhorias nos aspectos físicos e sociais, influenciando sua permanência no projeto. |
Abstract: | The study aimed to identify the main motivational aspects that lead adults and seniors to join and stay in rhythm classes at a supermarket in Fortaleza-CE. Currently, there are several options of physical activities linked to dance, such as rhythms classes, which have been highlighted in various places. In this research, a questionnaire with 5 questions was applied, having as sample seventeen students aged between 30 and 74 years, in a project offered by a supermarket, that participated for at least four months of the activity. The main results indicate that the motivation for practice / permanence in rhythms classes was the improvement of physical fitness, the association of physical activity with dance practice, improvement of aesthetics and affinity with the teacher. It was also noted that both intrinsic and extrinsic motivation factors were present as motivating agents for classroom practice / stay. It was verified that the interviewees perceive that this practice brings improvements in the physical and social aspects, influencing their permanence in the project. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35100 |
Aparece en las colecciones: | EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_vmdias.pdf | 314,16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.