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Type: Dissertação
Title: Pensamento crítico em Sociologia: da variabilidade sinonímica em curso à possibilidade emancipatória
Authors: Araújo, Hermenegildo de Oliveira
Advisor: Zientarski, Clarice
Keywords: Pensamento crítico;Sociologia;Lógica sociometabólica do capital
Issue Date: 2018
Citation: ARAÚJO, Hermenegildo de Oliveira. Pensamento crítico em Sociologia: da variabilidade sinonímica em curso à possibilidade emancipatória - UFC. 2018. 154f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho dissertativo desenvolvido para interesses acadêmico-políticos consiste de uma análise crítica acerca da variabilidade sinonímica constatada no plano teórico-linguístico-político da categoria Pensamento Crítico expressa e estabelecida na e pela literatura vigente no campo educacional. Em outras palavras, buscamos pensar criticamente a categoria Pensamento Crítico, procurando compreender por que esta variabilidade sinonímica detectada é praticada por professores nos caminhos intrínsecos à educação e, quais são suas reverberações, uma vez que tal categoria, mesmo subscrita no decurso dinâmico e ideológico à lógica sociometabólica do capital, é portadora de potência latente de alternância societal, mas transita numa temporalidade e especificidade distintas à revelia dos interesses dos sujeitos históricos como agentes indicadores para esta alternância societal, e, que ambicionam livremente associar-se. Com efeito, esta categoria como observada não está alinhada ao pensar criticamente que nega e rompe com a (re)produção da lógica do capital, pois é manipulada como mercadoria. Portanto, vimos por meio desta análise crítica (pesquisa teórica) constatar, em caráter preliminar, sob a implacável condição histórica do objeto, pois só o Homem pode conferir-lhe lastro teórico estabelecendo marcações materiais e significados, que o Pensamento Crítico, como categoria sociológica de análise das condições históricoconcretas, reivindicada pelos sujeitos históricos inseridos nas esferas do conhecimento (educação básica pública), é tratado pelos seus “usuários” como mercadoria e esta está subsumida à histórica lógica do capital, portanto, inerente à sua própria crise, que é global, contraditória e hodierna.
Abstract: The present dissertation developed for academic-political interests consists of a critical analysis about the synonymous variability verified in the theoretical-linguistic-political plane of the category Critical Thinking expressed and established in and by the current literature in the educational field. In other words, we try to think critically about the category Critical Thinking, trying to understand why this synonymous sensorial variability is practiced by teachers in the paths intrinsic to education and what are their reverberations, since this category, even subscribed in the dynamic and ideological course to the sociometabolic logic of capital, is a latent power of societal alternation, but it transits into a distinct temporality and specificity in the absence of the interests of historical subjects as indicators for this societal alternation, and which freely ambition to associate. In fact, this category as observed is not aligned with the critical thinking that denies and breaks with the (re) production of the logic of capital, since it is manipulated as a commodity. Therefore, we have seen through this critical analysis (theoretical research) to establish, in a preliminary way, under the relentless historical condition of the object, since only Man can confer theoretical ballast establishing material markings and meanings, which Critical Thinking, as a sociological category of the analysis of historical-concrete conditions, claimed by historical subjects inserted in the spheres of knowledge (public basic education), is treated by its "users" as commodity and this is subsumed to the historical logic of capital, therefore inherent in its own crisis, which is global, contradictory and modern.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35070
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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