Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34265
Tipo: | TCC |
Título : | Prática docente inovadora no início do ciclo de alfabetização |
Autor : | Baima, Thays Lenny Mesquita |
Tutor: | Porto, Bernadete de Souza |
Palabras clave : | Inovação. Criatividade;Prática pedagógica;Alfabetização;Pedagogical practice |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | SILVA, Antonia Suiane Pereira de. Educação inclusiva: a formação do professor para atuar na inclusão de crianças deficientes visuais, no ensino regular. 2017. 55f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017. |
Resumen en portugués brasileño: | A visão que se tem da criatividade ainda é falha e limitada, visto que o seu valor ainda é subestimado e a prática tradicional ainda prevalece, porém é possível mudar isso a partir de uma análise crítica e séria das práticas que se tecem no nosso contexto educacional.Neste estudo, procuro-se analisar a inovação educacional na prática pedagógica no início do ciclo de alfabetização. Primeiramente caracterizando a visão que se tem da necessidade de inserir a criatividade na ação pedagógica e descrevendo a proposta pedagógica de uma professora desse âmbito e a minha enquanto pedagoga em formação. Discute-se ainda se é necessário inovar a prática pedagógica vigente e sugere-se alternativas para uma alfabetização inovadora. A pesquisa realizada é de cunho metodológico qualitativo e configura-se como um estudo de caso, no qual uma professora foi entrevistada e observada durante sua ação em uma turma de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza. Para a participante, a inovação é algo importante, mas que sozinha não da condições necessárias para educar os alunos na perspectiva da alfabetização. Por outro lado, foram mostradas alternativas para um ensino criativo, destacando também uma postura rígida e mecanizada da professora. Verificou-se a necessidade de inovação na prática pedagógica, porém a pressão feita externamente à escola não permite espaço para tal feito, uma vez que engessa a ação pedagógica. Desta forma, foi percebido que a prática pedagógica alfabetizadora deve inclinar-se para a inovação, tendo em vista a abertura de possibilidades de ensino e aprendizagem que ela carrega. Conclui-se que a inovação possui espaço, uma vez que o educador se desprenda da realidade em que vive e possua uma olhar sensível, sobre a realidade vivida, porém ainda é um desafio que precisa ser enfrentado dentro das escolas. |
Abstract: | The view of creativity is still flawed and limited, as its value is still underestimated and traditional practice still prevails, but it is possible to change this from a critical and serious analysis of the practices that are woven in our educational context . In this study, we seek to analyze educational innovation in pedagogical practice at the beginning of the literacy cycle. Firstly characterizing the view that one has of the necessity of inserting the creativity in the pedagogical action and describing the pedagogical proposal of a teacher of that scope and mine as a pedagogue in formation. It is also discussed whether it is necessary to innovate the current pedagogical practice and suggests alternatives for an innovative literacy. The research carried out is of a qualitative methodological nature and it is configured as a case study, in which a teacher was interviewed and observed during her action in a first year class of elementary school in a public school in Fortaleza. For the participant, innovation is something important, but that alone does not provide the necessary conditions to educate students in the perspective of literacy. On the other hand, alternatives were shown for a creative teaching, emphasizing also a rigid and mechanized posture of the teacher. The need for innovation in pedagogical practice was verified, but the pressure made externally to the school does not allow room for such accomplishment, since it engages pedagogical action. In this way, it was perceived that the pedagogical pedagogical practice should be inclined towards innovation, in view of the opening of teaching and learning possibilities that it carries. It is concluded that innovation has space, once the educator detaches himself from the reality in which he lives and has a sensitive view. |
Descripción : | BAIMA, Thays Lenny Mesquita. Prática docente inovadora no início do ciclo de alfabetização. 2018. 69f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34265 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_tlmbaima.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.