Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34261
Type: TCC
Title: Elementos para reflexão sobre a interdisciplinaridade: construção do conhecimento, formação de professores e práticas pedagógicas
Authors: Rodrigues, Nadsa Rayane de Oliveira
Advisor: Almeida, Ronaldo de Sousa
Keywords: Interdisciplinaridade;Construção de conhecimento;Práticas Pedagógicas;Formação de Professores;Interdisciplinarity;Construction of knowledge
Issue Date: 2018
Citation: RODRIGUES, Nadsa Rayane de Oliveira. Elementos para reflexão sobre a interdisciplinaridade: construção do conhecimento, formação de professores e práticas pedagógicas. 2018. 52f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho traz elementos para reflexão acerca da categoria da interdisciplinaridade, com ênfase na análise do paradigma contemporâneo da construção do conhecimento; na formação de professores que privilegie a construção de um pensamento integrador; e na efetivação de práticas pedagógicas que se coadunem com a não fragmentação do saber. Tem por base as reflexões trazidas por Fazenda (2003); Morin (2000); Japiassu (1976); dentre outros autores que tratam da temática. Busca-se analisar a interdisciplinaridade como uma estratégia fundamental para a aquisição de saberes e conhecimentos em meio às transformações contemporâneas e suas novas bases epistemológicas. O trabalho também se debruça sobre a relevância da interdisciplinaridade na formação de professores, na medida em que identifica propostas educativas que potencializam práticas pedagógicas interdisciplinares para aquisição de aprendizagens significativas. Este trabalho tem caráter bibliográfico, cuja pesquisa se deu a partir da obra dos autores supracitados e de reflexões trazidas em livros, artigos científicos, sites, dentre outros. Conclui-se que é imprescindível aliar interdisciplinaridade a formação de professores e práticas pedagógicas nas escolas, para que o ensino seja significativo e tenha uma continuidade progressiva a cada nova série.
Abstract: This work brings elements to the reflection on the interdisciplinarity, with emphasis in the analysis of the paradigm of the construction of the knowledge; in the training of teachers who favor the construction of an integrative thought; and in the implementation of pedagogical practices that are consistent with the non-fragmentation of knowledge. It is based on reflections brought by the Fazenda (2003); Morin (2000); Japiassu (1976); other authors that deal with the theme. It seeks an interdisciplinarity as a fundamental strategy for a generation of knowledge and knowledge on the contemporary bases and its new epistemological bases. The work is also of importance for the interdisciplinarity in the formation of teachers, inasmuch as one can identify interdisciplinary pedagogical practices for the acquisition of meaningful learning. This work has bibliographical character, being the research initiated by authors of mentioned authors and of reflections in books, scientific articles, sites, among others. It is concluded that the interdisciplinarity of teacher training and pedagogical practices in schools is essential, so that the teaching is meaningful and progressively progresses with each new series.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34261
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_nrorodrigues.pdf471,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.