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dc.contributor.advisorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.contributor.authorLima, Aderlane Cardoso-
dc.date.accessioned2018-07-20T12:48:15Z-
dc.date.available2018-07-20T12:48:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBARRETO, Rosália Elizabete. A visão das crianças sobre os estagiários do curso de pedagogia da Universidade Federal do Ceará . 2017. 74f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34258-
dc.descriptionLIMA, Aderlane Cardoso, O ensino de História da Arte: o dia do índio na escola. 2018.33f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO ensino de História da Arte: o dia do índio na escola.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa busca a interdisciplinaridade entre duas áreas do conhecimento: História e Artes. Pois a disciplina de História em sala de aula tem como função estabelecer ligações entre o ontem e o hoje e fazer dos alunos sujeitos históricos. A disciplina de Artes é um componente obrigatório no currículo do Ensino Fundamental garantido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e é uma linguagem essencial que expressa emoções e sentimentos. Por entender que no passado havia uma carência nas aulas de artes, pois o ensino não contemplava todas as suas competências, fazendo com que essas linguagens fossem armazenadas e utilizadas somente por conveniência, em datas comemorativas, sem um contexto educativo, busco com essa pesquisa enfatizar que o ensino de artes é uma disciplina que pode despertar nas crianças desejos para conhecer e olhar o mundo de várias formas, e assim aprender a história de seu povo através dela. Como base teórica utilizo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) de 1996, e PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Artes e História e autores como RIBEIRO e MARQUES (2001), DEWEY (2010), BARBOSA (2005) e ALMEIDA (2015) que especificam a importância das expressões artísticas, na qual podemos estudar a cultura do nosso povo através da música e da dança e estudar nossa história, contando-a através do teatro, assim não ficaremos alheios ao que se passa no nosso mundo e daremos sentido a educação. Desta forma, a pesquisa busca introduzir a disciplina de História na disciplina de artes, através de um projeto para apresentar às crianças a cultura indígena através do Dia do Índio em todo o mês de abril, evitando falar sobre esse povo apenas no dia que é dedicado a ele e fazê-las compreender que os índios além de serem nossos antepassados também fazem parte da nossa sociedade atual e que são seres de direitos e merecem o respeito de todos.pt_BR
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