Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34212
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A narrativa em produções textuais de alunos de 6° ano |
Autor(es): | Oliveira, Flávia Cristina Cândido de Sousa, Maria Margarete Fernandes de |
Palavras-chave: | Sequência narrativa;Prosa escolar;Prosa escolar;Script;Narrative sequence |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | OLIVEIRA, Flávia Cristina Cândido de; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A narrativa em produções textuais de alunos de 6° ano. Revista (Con) Textos Linguísticos, Vitória, v. 6, n. 7, p. 122-143, 2012. |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a sequência narrativa em produções textuais de alunos de 6º ano, à luz do protótipo narrativo de Adam (1992; 2008) e da narração de Bronckart (2007). Ambos os autores são tomados por base para uma complementação de suas teorias, acrescentando o último um aspecto relevante em nossa pesquisa – o script. O corpus da pesquisa constitui-se de quarenta e duas (42) produções textuais construídas em sala de aula através de oficinas, seguindo as orientações das sequências didáticas de Schneuwly; Dolz (2004). Esse artigo apresenta apenas uma categoria de análise de uma pesquisa de maior extensão acerca do tema. No entanto, consideramos que a categoria aqui tratada seja relevante, principalmente para o professor, pois traz informações que contribuem para respaldar o trabalho desse profissional. |
Abstract: | This article aims at analyzing the narrative sequence in text productions of students of the sixth grade. We rely on Adam‟s (1992; 2008) narrative prototype and on the narration of Bronckart (2007). Both authors are theoretical references for the data analysis, and the latter one is responsible for a relevant aspect of our research - the script. The corpus of the research is composed by 42 textual productions which were done during the classes through workshops, following the orientations of the didactic sequences proposed by Schneuwly; Dolz (2004). In this article, we show that the categories of analysis were incorporated into the texts of the students that took part in the workshops. We consider that these categories are also relevant to the teacher, because they bring important information that contributes to support their didactic-pedagogic work. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34212 |
ISSN: | 2317-3475 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_fccoliveirammfsousa.pdf | 274,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.