Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34212
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A narrativa em produções textuais de alunos de 6° ano
Autor : Oliveira, Flávia Cristina Cândido de
Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Palabras clave : Sequência narrativa;Prosa escolar;Prosa escolar;Script;Narrative sequence
Fecha de publicación : 2012
Citación : OLIVEIRA, Flávia Cristina Cândido de; SOUSA, Maria Margarete Fernandes de. A narrativa em produções textuais de alunos de 6° ano. Revista (Con) Textos Linguísticos, Vitória, v. 6, n. 7, p. 122-143, 2012.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo tem como objetivo analisar a sequência narrativa em produções textuais de alunos de 6º ano, à luz do protótipo narrativo de Adam (1992; 2008) e da narração de Bronckart (2007). Ambos os autores são tomados por base para uma complementação de suas teorias, acrescentando o último um aspecto relevante em nossa pesquisa – o script. O corpus da pesquisa constitui-se de quarenta e duas (42) produções textuais construídas em sala de aula através de oficinas, seguindo as orientações das sequências didáticas de Schneuwly; Dolz (2004). Esse artigo apresenta apenas uma categoria de análise de uma pesquisa de maior extensão acerca do tema. No entanto, consideramos que a categoria aqui tratada seja relevante, principalmente para o professor, pois traz informações que contribuem para respaldar o trabalho desse profissional.
Abstract: This article aims at analyzing the narrative sequence in text productions of students of the sixth grade. We rely on Adam‟s (1992; 2008) narrative prototype and on the narration of Bronckart (2007). Both authors are theoretical references for the data analysis, and the latter one is responsible for a relevant aspect of our research - the script. The corpus of the research is composed by 42 textual productions which were done during the classes through workshops, following the orientations of the didactic sequences proposed by Schneuwly; Dolz (2004). In this article, we show that the categories of analysis were incorporated into the texts of the students that took part in the workshops. We consider that these categories are also relevant to the teacher, because they bring important information that contributes to support their didactic-pedagogic work.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34212
ISSN : 2317-3475
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_art_fccoliveirammfsousa.pdf274,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.