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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3414
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a Crianças de Escolas Públicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro. |
Título em inglês: | The Use of The Literature of African and Afrodescendant base with Children of The Public Schools off Fortaleza: Building New Ways To Rethink The Being Black |
Autor(es): | Silva, Geranilde Costa e |
Orientador: | Petit, Sandra Haydée |
Palavras-chave: | Pesquisa;Escola;Literatura africana e afrodescendente;Research;School;African and Afrodescendant Literature;Literatura africana - Estudo e ensino - Fortaleza(CE);Cultura afro-brasileira - Estudo e ensino - Fortaleza(CE);África - Civilização - Estudo e ensino - Fortaleza(CE);Brasil.[Lei N.10.639,de 9 de Janeiro de 2003];Ensino fundamental - Fortaleza(CE) - Estudos interculturais;Educação multicultural - Fortaleza(CE);Fortaleza(CE) - Relações raciais |
Data do documento: | 2009 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | SILVA, Geranilde Costa. O uso de literatura de base africana e afrodescendente junto a crianças de escolas públicas de Fortaleza: construindo novos caminhos para repensar o ser negro. 2009. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009. |
Resumo: | Esta pesquisa teve como recurso metodológico a intervenção ante/ pós facto em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. Fazendo uso de literatura africana e afrodescendente, busquei verificar até que ponto esse referencial literário, enquanto recurso pedagógico, contribuiria para que um grupo de crianças produzisse novos conceitos sobre o ser negro. Estudo que tem como intenção contribuir com a Lei no. 11.645/08, que instituiu o Ensino da História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena na educação básica. Aliando pesquisa e intervenção, fiz desse momento espaço de contribuição para o processo de formação de professores/as, permitindo assim a fomentação de metodologias que propiciem a inclusão no currículo escolar desse referencial cultural de base africana. Na primeira etapa da pesquisa (fase ante facto), fiz uma observação participante, a partir da qual foi possível diagnosticar as visões e práticas que estudantes e docentes manifestavam em relação à questão racial, momento em que percebi, primeiro, o silenciamento por parte da escola em torno dos conflitos étnico-raciais, levando crianças vítimas de preconceito racial a promoverem agressões físicas e verbais na tentativa de solucionar tais conflitos. Por outro lado, os/as docentes reconhecem que têm dificuldades para diferenciar manifestações racistas de simples brincadeiras infantis e tão pouco sabem lidar com os embates étnico-raciais presentes no cotidiano escolar. Na fase facto, as professoras foram convidadas a aproximarem-se da literatura africana e afrodescendente na expectativa de que, coletivamente, professoras e pesquisadora, elaborassem metodologias capazes de promover a inserção desse referencial literário em sala de aula. Uma vez em contato com essa literatura, as professoras perceberam muitas fragilidades conceituais em sua formação, o que as levou a resistirem em participar dos momentos de intervenção junto às crianças, temendo passar informações preconceituosas e erradas sobre os povos africanos e seus descendentes. Por outro lado, os/as alunos/as também evidenciaram grande desconhecimento sobre a temática, mas mostraram-se interessados/as em aproximar-se desses conteúdos, sempre buscando questionar aquilo que não entendiam e participar das atividades propostas. Por fim, foi possível verificar que o uso de literatura africana e afrodescendente contribuiu para que alunos e professoras produzissem novos conceitos – resignificados positivamente – sobre o ser negro. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3414 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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