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dc.contributor.advisorPetit, Sandra Haydée-
dc.contributor.authorSilva, Geranilde Costa e-
dc.date.accessioned2012-07-20T16:24:28Z-
dc.date.available2012-07-20T16:24:28Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationSILVA, Geranilde Costa. O uso de literatura de base africana e afrodescendente junto a crianças de escolas públicas de Fortaleza: construindo novos caminhos para repensar o ser negro. 2009. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3414-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLiteratura africana e afrodescendentept_BR
dc.subjectResearchpt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectAfrican and Afrodescendant Literaturept_BR
dc.subjectLiteratura africana - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileira - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectÁfrica - Civilização - Estudo e ensino - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectBrasil.[Lei N.10.639,de 9 de Janeiro de 2003]pt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Fortaleza(CE) - Estudos interculturaispt_BR
dc.subjectEducação multicultural - Fortaleza(CE)pt_BR
dc.subjectFortaleza(CE) - Relações raciaispt_BR
dc.titleO Uso de Literatura de Base Africana e Afrodescendente junto a Crianças de Escolas Públicas de Fortaleza: Construindo Novos Caminhos para Repensar o Ser Negro.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como recurso metodológico a intervenção ante/ pós facto em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. Fazendo uso de literatura africana e afrodescendente, busquei verificar até que ponto esse referencial literário, enquanto recurso pedagógico, contribuiria para que um grupo de crianças produzisse novos conceitos sobre o ser negro. Estudo que tem como intenção contribuir com a Lei no. 11.645/08, que instituiu o Ensino da História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena na educação básica. Aliando pesquisa e intervenção, fiz desse momento espaço de contribuição para o processo de formação de professores/as, permitindo assim a fomentação de metodologias que propiciem a inclusão no currículo escolar desse referencial cultural de base africana. Na primeira etapa da pesquisa (fase ante facto), fiz uma observação participante, a partir da qual foi possível diagnosticar as visões e práticas que estudantes e docentes manifestavam em relação à questão racial, momento em que percebi, primeiro, o silenciamento por parte da escola em torno dos conflitos étnico-raciais, levando crianças vítimas de preconceito racial a promoverem agressões físicas e verbais na tentativa de solucionar tais conflitos. Por outro lado, os/as docentes reconhecem que têm dificuldades para diferenciar manifestações racistas de simples brincadeiras infantis e tão pouco sabem lidar com os embates étnico-raciais presentes no cotidiano escolar. Na fase facto, as professoras foram convidadas a aproximarem-se da literatura africana e afrodescendente na expectativa de que, coletivamente, professoras e pesquisadora, elaborassem metodologias capazes de promover a inserção desse referencial literário em sala de aula. Uma vez em contato com essa literatura, as professoras perceberam muitas fragilidades conceituais em sua formação, o que as levou a resistirem em participar dos momentos de intervenção junto às crianças, temendo passar informações preconceituosas e erradas sobre os povos africanos e seus descendentes. Por outro lado, os/as alunos/as também evidenciaram grande desconhecimento sobre a temática, mas mostraram-se interessados/as em aproximar-se desses conteúdos, sempre buscando questionar aquilo que não entendiam e participar das atividades propostas. Por fim, foi possível verificar que o uso de literatura africana e afrodescendente contribuiu para que alunos e professoras produzissem novos conceitos – resignificados positivamente – sobre o ser negro.pt_BR
dc.title.enThe Use of The Literature of African and Afrodescendant base with Children of The Public Schools off Fortaleza: Building New Ways To Rethink The Being Blackpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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