Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34111
Tipo: TCC
Título : Trajetórias da formação dos docentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará
Autor : Santos, Emanuelle Andrezza Vidal dos
Tutor: Barros, Conceição de Maria Pinheiro
Palabras clave : Secretariado;Ensino Superior - Brasil;Professores universitários
Fecha de publicación : 2013
Citación : SANTOS, Emanuelle Andrezza Vidal dos. Trajetórias da formação dos docentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. 2013. 54 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013.
Resumen en portugués brasileño: A docência no ensino superior tem se tornado alvo de diversas pesquisas, dentro deste novo cenário educacional que é vivenciado por educadores, alunos e Instituições de Ensino Superior. Nesse contexto, insere-se o profissional secretário que atua como professor universitário. Este trabalho tem como objetivo investigar a trajetória do processo de formação dos profissionais de Secretariado Executivo que atuam como professores universitários no Curso de Secretariado Executivo na Universidade Federal do Ceará. Os principais teóricos utilizados neste trabalho foram (Almeida; Pimenta, 2011; Anastasiou, 2011; Gil, 2011, Veiga, 2012). A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, a partir de um levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo e documental. Como técnica de pesquisa foi utilizada a entrevista narrativa desenvolvida com professores do Curso de Secretariado da Universidade Federal do Ceará. A interpretação dos dados foi feita por meio a análise do conteúdo dos currículos lattes dos participantes da pesquisa e a análise do discurso da narrativas dos mesmos. Após a análise dos resultados, inferiu-se que existem lacunas a serem preenchidas na formação dos professores entrevistados, visto que as trajetórias de suas formações são insuficientes para atenderem às demandas a aos desafios oriundos da prática docente.
Abstract: The teaching in higher education has become the target of several studies within this new educational scenario that is experienced by educators, students and Higher Education Institutions. In this context, is part of the professional secretary who works as a college professor . This work aims to investigate the trajectory of the formation of the Executive Secretariat of professionals who work as university professors in the Course of the Executive Secretary at the Federal University of Ceará process the methodology used was a qualitative research from a literature survey, a survey of field and documentary. The main theorists used in this study were (Almeida; Pimenta, 2011; Anastasiou, 2011; Gil, 2011, Veiga, 2012). As a research technique developed narrative interviews with professors of the Secretariat of the Federal University of Ceará was used. Data interpretation was done through the analysis of the content of curricula lattes research participants and discourse analysis of narratives of the same. After analyzing the results it was inferred that there are gaps to be filled in the training of teachers interviewed, since the trajectories of their formations are insufficient to meet the demands arising from the challenges of teaching practice.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34111
Aparece en las colecciones: SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_tcc_eavsantos.pdf810,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.