Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34111
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Barros, Conceição de Maria Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Santos, Emanuelle Andrezza Vidal dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-18T13:31:38Z | - |
dc.date.available | 2018-07-18T13:31:38Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Emanuelle Andrezza Vidal dos. Trajetórias da formação dos docentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. 2013. 54 f. TCC (graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza-CE, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34111 | - |
dc.description.abstract | The teaching in higher education has become the target of several studies within this new educational scenario that is experienced by educators, students and Higher Education Institutions. In this context, is part of the professional secretary who works as a college professor . This work aims to investigate the trajectory of the formation of the Executive Secretariat of professionals who work as university professors in the Course of the Executive Secretary at the Federal University of Ceará process the methodology used was a qualitative research from a literature survey, a survey of field and documentary. The main theorists used in this study were (Almeida; Pimenta, 2011; Anastasiou, 2011; Gil, 2011, Veiga, 2012). As a research technique developed narrative interviews with professors of the Secretariat of the Federal University of Ceará was used. Data interpretation was done through the analysis of the content of curricula lattes research participants and discourse analysis of narratives of the same. After analyzing the results it was inferred that there are gaps to be filled in the training of teachers interviewed, since the trajectories of their formations are insufficient to meet the demands arising from the challenges of teaching practice. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Secretariado | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Professores universitários | pt_BR |
dc.title | Trajetórias da formação dos docentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A docência no ensino superior tem se tornado alvo de diversas pesquisas, dentro deste novo cenário educacional que é vivenciado por educadores, alunos e Instituições de Ensino Superior. Nesse contexto, insere-se o profissional secretário que atua como professor universitário. Este trabalho tem como objetivo investigar a trajetória do processo de formação dos profissionais de Secretariado Executivo que atuam como professores universitários no Curso de Secretariado Executivo na Universidade Federal do Ceará. Os principais teóricos utilizados neste trabalho foram (Almeida; Pimenta, 2011; Anastasiou, 2011; Gil, 2011, Veiga, 2012). A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, a partir de um levantamento bibliográfico, uma pesquisa de campo e documental. Como técnica de pesquisa foi utilizada a entrevista narrativa desenvolvida com professores do Curso de Secretariado da Universidade Federal do Ceará. A interpretação dos dados foi feita por meio a análise do conteúdo dos currículos lattes dos participantes da pesquisa e a análise do discurso da narrativas dos mesmos. Após a análise dos resultados, inferiu-se que existem lacunas a serem preenchidas na formação dos professores entrevistados, visto que as trajetórias de suas formações são insuficientes para atenderem às demandas a aos desafios oriundos da prática docente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_tcc_eavsantos.pdf | 810,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.