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Tipo: TCC
Título : Avaliação de aplicativos para pessoas com transtorno do espectro autista da comunidade russana
Autor : Rodrigues, Bárbara Feijão
Tutor: Mendes, Marília Soares
Co-asesor: Marques, Anna Beatriz dos Santos
Palabras clave : Transtorno do Espectro Autista;Experiência do Usuário;Avaliação de aplicativos
Fecha de publicación : 2018
Citación : RODRIGUES, Bárbara Feijão. Avaliação de aplicativos para pessoas com transtorno do espectro autista da comunidade russana. 2018. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2018.
Resumen en portugués brasileño: O avanço da tecnologia tem proporcionando autonomia a pessoas com diferentes tipos de defici- ência, bem como uma maior integração destes indivíduos com a sociedade. Na comunidade de Interação Humano-Computador (IHC), têm-se muitas pesquisas sobre a acessibilidade digital direcionadas a pessoas com diversos tipos de deficiência, como por exemplo: deficiência inte- lectual, visual, física ou auditiva. Entretanto, pesquisas relacionadas a deficiências cognitivas como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda são escassas. Em contrapartida, diversas pesquisas têm apontado que a inserção de aplicativos interativos a pessoas com TEA favorecem o desenvolvimento de suas funções cognitivas, como a comunicação, por exemplo. Este estudo tem por finalidade avaliar as aplicações desenvolvidas para crianças com TEA da comunidade Russana por meio de um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará - Campus Russas. Este estudo envolve: a) análises de software existentes; b) pesquisas realizadas sobre recomendações para desenvolvimento de aplicativos destinados a esse público; c) estudo dos usuários-alvo; e d) Avaliações de usabilidade e acessibilidade dos aplicativos. Como resul- tado, apresentam-se os perfis de usuários com TEA da comunidade russana; os resultados das avaliações e recomendações de design para a refatoração dos aplicativos desenvolvidos.
Abstract: The advancement of technology has provided autonomy to people with different types of deficiency, as well as a greater integration of these individuals with society. In the Human- Computer Interaction (IHC) community, there is a great deal of research on digital accessibility aimed at people with several types of disabilities, such as: intellectual, visual, physical or auditory deficiency. However, research related to cognitive deficits like Autism Spectrum Disorder (TEA) is still scarce. In contrast, several researches have pointed out that the insertion of interactive applications to people with TEA favors the development of their cognitive functions, for example, the communication. This study aims to evaluate the applications developed for children with TEA of the Russas community through an extension project of the Federal University of Ceará - Campus Russas. This study involves: a) existing software analyzes; b) research carried out on recommendations for the development of applications destined to this public; c) study of target users; and d) Evaluations of usability and accessibility of the applications. As a result, the profiles of users with TEA from the Russas community are presented; and the results of the evaluations and design recommendations for the refactoring of the developed applications.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34040
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA DE SOFTWARE - RUSSAS - Monografias

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