Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33898
Type: Dissertação
Title: A produção escrita de crônicas em sala de aula do 9º ano do ensino fundamental
Authors: Costa, Fernanda Maria da Serra
Advisor: Zavam, Aurea Suely
Keywords: Produção escrita;Gêneros textuais;Sequência didática;Written production;Genres
Issue Date: 2018
Citation: COSTA, Fernanda Maria da Serra. A produção escrita de crônicas em sala de aula do 9º ano do ensino fundamental. 2018. 194f. - Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho versa sobre o desenvolvimento da competência escrita de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma sequência didática aplicada ao gênero crônica, visando proporcionar avanços no processo de redigir. Para o aporte teórico, dá-se preferência às abordagens de gênero na perspectiva de Bakhtin (2011), Bazerman (2009), Bazerman e Miller (2011) e Marcuschi (2015). A metodologia envolve uma pesquisa-ação, conforme elucidações de Gil (2008). O procedimento se dá pela aplicação de uma sequência didática inspirada em contribuições de Dolz, Noverraz e Schneuwly ([2004] 2013), Swiderski e Costa-Hübes (2009), Lopes-Rossi (2011), Vieira (2005) e Serafini (2003), com vista ao aprendizado de produção de texto do gênero crônica sob a ótica da escrita como processo. Por meio das atividades de leitura e escrita de crônicas, percebe-se que os alunos refletiram sobre os procedimentos de escritor, sensibilizaram mais o seu olhar para o cotidiano e ampliaram o conhecimento de sua competência linguística. Acredita-se que propiciar situações de aprendizagem apresentando-as não como um fardo, mas com a graça – apesar do necessário investimento pedagógico – que a escrita pode vir a ter, garante, assim, que os alunos concluam o Ensino Fundamental tendo a oportunidade de elaborar textos consoantes ao seu direito de serem proficientes em sua língua materna.
Abstract: The present work deals with the development of written competence of students of the 9th grade of elementary school, through a didactic sequence applied to the genre chronicles, aiming to provide advances in the writing process. For the theoretical contribution, genre approaches are preferred from the perspective of Bakhtin (2011), Bazerman (2009), Bazerman e Miller (2011) e Marcuschi (2015). The methodology involves an action research, according to Gil's (2008) elucidations. The procedure is based on the application of a didactic sequence, inspired by contributions of Dolz, Noverraz and Schneuwly ([2004] 2013), Swiderski and Costa-Hübes (2009), Lopes-Rossi (2011), Vieira (2005) e Serafini (2003), with a view to learning text production of the genre chronicle under the point of view of writing as a process. Through the activities of reading and writing of chronicles, it is noticed that the students have reflected on the procedures of writer, they have sensitized more their look at the quotidian and have extended the knowledge of their linguistic competence. It is believed that providing learning situations by presenting them not as a burden, but with the grace - despite all the necessary pedagogical investment - that writing can have, thus ensuring that students finish elementary school having the opportunity to prepare texts according to their right to be proficient in their mother language.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33898
Appears in Collections:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_dis_fmscosta.pdf2,97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.