Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33696
Tipo: TCC
Título : Desenvolvimento de coleção para a marca Ursulina
Título en inglés: Collection development for the Ursulina brand
Autor : Barbosa, Camille de Oliveira
Tutor: Souza, Walkíria Guedes de
Palabras clave : Moda alternativa.;Sustentabilidade.;Artesanal.;Coleção de Moda.
Fecha de publicación : 2018
Citación : BARBOSA, C. de O. (2018)
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho apresenta a marca Ursulina e o desenvolvimento de sua primeira coleção. São descritas todas as etapas do processo de criação, desde pesquisas até o produto final. A marca combina os estilos rocker , gothic , grunge , 90’s e 70’s , também mesclando referências de outros movimentos de cultura underground. Em sua coleção Filha da Lua , as raízes ancestrais femininas são resgatadas em meio ao cotidiano moderno, utilizando vocações regionais como o bordado manual e renda artesanal. O projeto tem como um dos objetivos principais conectar moda e sustentabilidade, trazendo estratégias como o reuso de materiais em seu processo de produção, criação desacelerada e em pequena escala. Enfatiza o consumo consciente e o ciclo de vida dos itens de vestuário, combinando suas peças autorais com achados vintage. Através de pesquisa de público, foi identificada uma ausência de marcas com estilo alternativo que pautam sustentabilidade social, econômica e ambiental. Portanto, Ursulina pretende atingir esse público e se consolidar no mercado de Moda autoral de Fortaleza. Nesse portfólio são apresentados os percursos criativos e executivos para sua criação, que contou com pesquisas de campo e bibliográficas, além de métodos de observação. Como resultado, obteve-se uma coleção de Moda coerente com o conceito e público da Ursulina, atendendo as demandas que foram identificadas no mercado em que ela se insere.
Abstract: The present work introduces the brand Ursulina and development of its first collection. All stages of creation process, from researches till the final product, are described. The brand combines rock, gothic, grunge, 90's and 70's styles, also mixing references from other underground culture movements. In Daughter of the Moon collection, the ancestral roots of woman are rescued in the middle of modern life, using regional vocations like manual embroidery and handmade lace. The main goal of the project is to connect fashion and sustainability, bringing strategies such as reuse of materials in production process, decelerated creation and in small scale. Emphasizes the conscious consumption and life cycle of clothing by combining their authorial articles with vintage pieces. Through target audience research, it was identified an absence of brands with alternative style that guide social, economic and environmental sustainability. Therefore, Ursulina intends to reach this public and consolidate itself in fashion market of Fortaleza. In this portfolio are presented the creative and executive paths for its creation, which counted on field and bibliographical research, as well as methods of observation. As a result, was obtained a fashion collection that is consistent with the concept and public of Ursulina, attending demands that have been identified in market in which it is inserted.
Descripción : BARBOSA, Camille de Oliveira. Desenvolvimento de coleção para a marca Ursulina. 2018. 105 f. Projeto de moda (Graduação em Design-Moda) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33696
Aparece en las colecciones: DESIGN MODA - Projetos de moda

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tccI_cdeobarbosa.pdf.pdf15,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.