Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33348
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Competitividade do Ceará no mercado internacional de frutas: o caso do melão
Título en inglés: The competitiveness of the Ceará State, Brazil, in the international fruit market: the case of melon
Autor : Viana, Sciena Sérvia de Araujo
Silva, Lúcia Maria Ramos
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Leite, Lucas Antônio de Sousa
Palabras clave : Exportação;Agronegócio;Ceará
Fecha de publicación : 2006
Editorial : Revista Ciência Agronômica
Citación : VIANA, Sciena Sérvia de Araujo; SILVA, Lúcia Maria Ramos; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; LEITE, Lucas Antônio de Sousa. Competitividade do Ceará no mercado internacional de frutas: o caso do melão. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 37, n. 1, p. 25-31, 2006.
Resumen en portugués brasileño: Este estudo teve por objetivo analisar a competitividade das exportações do melão cearense, no período de 1998 a 2003. Para tanto, utilizaram-se indicadores de desempenho das exportações: Vantagem Comparativa Revelada (VCR), Taxa de Cobertura (TC) e o modelo Constant Market Share (CMS). O melão, principal fruta exportada pelo Estado, apresentou substancial incremento na pauta de exportação, inclusive, com a inserção de novos mercados. Este fato é explicado, basicamente, pelo efeito competitividade. Os ganhos de competitividade foram influenciados por condições internas favoráveis como os incentivos governamentais para o desenvolvimento da agricultura irrigada em especial a fruticultura.
Abstract: This study aimed to analyze the exportation competitiveness of the Melon produced in the State of Ceará, Brazil, from 1998 to 2003. For that, the following exportation performance indicators were used: Revealed Comparative Advantage (RCA), Cover Rate (CR), and Constant Market Share (CMS). The melon, the main exporting fruit of the State, presented considerable increase in the lineup of exportation, and that considers inclusion of new markets. That fact is explained, basically, by the competitive effect. The gains regarding competitiveness came as an answer to the favorable internal conditions such as governmental incentives toward the development of the irrigated agriculture, specially, fruit production.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33348
ISSN : 0045-6888
1806-6690
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DEA - Artigos publicados em revista científica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2006_art_ssviana.pdf34,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.