Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33348
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorViana, Sciena Sérvia de Araujo-
dc.contributor.authorSilva, Lúcia Maria Ramos-
dc.contributor.authorLima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales-
dc.contributor.authorLeite, Lucas Antônio de Sousa-
dc.date.accessioned2018-06-29T19:12:47Z-
dc.date.available2018-06-29T19:12:47Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationVIANA, Sciena Sérvia de Araujo; SILVA, Lúcia Maria Ramos; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; LEITE, Lucas Antônio de Sousa. Competitividade do Ceará no mercado internacional de frutas: o caso do melão. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 37, n. 1, p. 25-31, 2006.pt_BR
dc.identifier.issn0045-6888-
dc.identifier.issn1806-6690-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33348-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the exportation competitiveness of the Melon produced in the State of Ceará, Brazil, from 1998 to 2003. For that, the following exportation performance indicators were used: Revealed Comparative Advantage (RCA), Cover Rate (CR), and Constant Market Share (CMS). The melon, the main exporting fruit of the State, presented considerable increase in the lineup of exportation, and that considers inclusion of new markets. That fact is explained, basically, by the competitive effect. The gains regarding competitiveness came as an answer to the favorable internal conditions such as governmental incentives toward the development of the irrigated agriculture, specially, fruit production.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Ciência Agronômicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectAgronegóciopt_BR
dc.subjectCearápt_BR
dc.titleCompetitividade do Ceará no mercado internacional de frutas: o caso do melãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo teve por objetivo analisar a competitividade das exportações do melão cearense, no período de 1998 a 2003. Para tanto, utilizaram-se indicadores de desempenho das exportações: Vantagem Comparativa Revelada (VCR), Taxa de Cobertura (TC) e o modelo Constant Market Share (CMS). O melão, principal fruta exportada pelo Estado, apresentou substancial incremento na pauta de exportação, inclusive, com a inserção de novos mercados. Este fato é explicado, basicamente, pelo efeito competitividade. Os ganhos de competitividade foram influenciados por condições internas favoráveis como os incentivos governamentais para o desenvolvimento da agricultura irrigada em especial a fruticultura.pt_BR
dc.title.enThe competitiveness of the Ceará State, Brazil, in the international fruit market: the case of melonpt_BR
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_ssviana.pdf34,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.