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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33330
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Inscrever a dança |
Autor(es): | Andrade, Sérgio Pereira Larangeira, Lidia Costa |
Palavras-chave: | Corpo e movimento;Modernidade ocidental;Dança |
Data do documento: | 2017 |
Instituição/Editor/Publicador: | Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes |
Citação: | LEPECKI, André. Inscrever a dança. Tradução de: ANDRADE, Sérgio Pereira; LARANJEIRA, Lidia Costa. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 35-59, 2017. |
Resumo: | Onde se encontram os limites entre corpo e texto, movimento e linguagem? Dentro da tradição histórica que moldou a modernidade ocidental, responder essa questão implica não apenas considerar a nova forma de arte da modernidade por excelência, a dança, mas diretamente nos confronta em dois componentes intersticionalmente inscritos em muitas percepções e definições culturais de dança. Estou me referindo aos (quase espontâneos) paralelos que o hábito e a linguagem forjaram entre dança e escritura (como explicitamente manifestado em “coreo/grafar”) e entre dança e feminilidade (como explicitamente manifestado na percepção de dançar como uma ameaça à masculinidade)2. O entrelaçamento de dança, escritura e feminilidade na dança cênica ocidental, desde o período barroco, sugere que qualquer tentativa de definir os limites entre corpo e texto, entre movimento e linguagem, deve inevitavelmente começar com a identificação do terreno [ground] onde (o que é entendido como) dança e feminilidade colocam-se de pé. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33330 |
ISSN: | 2594-5491 |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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