Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33330
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Inscrever a dança
Autor : Andrade, Sérgio Pereira
Larangeira, Lidia Costa
Palabras clave : Corpo e movimento;Modernidade ocidental;Dança
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes
Citación : LEPECKI, André. Inscrever a dança. Tradução de: ANDRADE, Sérgio Pereira; LARANJEIRA, Lidia Costa. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 35-59, 2017.
Resumen en portugués brasileño: Onde se encontram os limites entre corpo e texto, movimento e linguagem? Dentro da tradição histórica que moldou a modernidade ocidental, responder essa questão implica não apenas considerar a nova forma de arte da modernidade por excelência, a dança, mas diretamente nos confronta em dois componentes intersticionalmente inscritos em muitas percepções e definições culturais de dança. Estou me referindo aos (quase espontâneos) paralelos que o hábito e a linguagem forjaram entre dança e escritura (como explicitamente manifestado em “coreo/grafar”) e entre dança e feminilidade (como explicitamente manifestado na percepção de dançar como uma ameaça à masculinidade)2. O entrelaçamento de dança, escritura e feminilidade na dança cênica ocidental, desde o período barroco, sugere que qualquer tentativa de definir os limites entre corpo e texto, entre movimento e linguagem, deve inevitavelmente começar com a identificação do terreno [ground] onde (o que é entendido como) dança e feminilidade colocam-se de pé. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33330
ISSN : 2594-5491
Aparece en las colecciones: PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_art_spandradesplarangeira.pdf4,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.