Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33330
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Inscrever a dança
Autor(es): Andrade, Sérgio Pereira
Larangeira, Lidia Costa
Palavras-chave: Corpo e movimento;Modernidade ocidental;Dança
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes
Citação: LEPECKI, André. Inscrever a dança. Tradução de: ANDRADE, Sérgio Pereira; LARANJEIRA, Lidia Costa. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 35-59, 2017.
Resumo: Onde se encontram os limites entre corpo e texto, movimento e linguagem? Dentro da tradição histórica que moldou a modernidade ocidental, responder essa questão implica não apenas considerar a nova forma de arte da modernidade por excelência, a dança, mas diretamente nos confronta em dois componentes intersticionalmente inscritos em muitas percepções e definições culturais de dança. Estou me referindo aos (quase espontâneos) paralelos que o hábito e a linguagem forjaram entre dança e escritura (como explicitamente manifestado em “coreo/grafar”) e entre dança e feminilidade (como explicitamente manifestado na percepção de dançar como uma ameaça à masculinidade)2. O entrelaçamento de dança, escritura e feminilidade na dança cênica ocidental, desde o período barroco, sugere que qualquer tentativa de definir os limites entre corpo e texto, entre movimento e linguagem, deve inevitavelmente começar com a identificação do terreno [ground] onde (o que é entendido como) dança e feminilidade colocam-se de pé. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33330
ISSN: 2594-5491
Aparece nas coleções:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_spandradesplarangeira.pdf4,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.