Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33320
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O papel dos testes padronizados na política educacional para o ensino básico nos Estados Unidos |
Authors: | Bastos, Remo Moreira Brito |
Keywords: | Testes padronizados;Política da Educação;Estados Unidos |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação |
Citation: | Bastos, R. M. B. (2018) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Com o advento do programa federal No Child Left Behind, um aumento desproporcional das horas destinadas a testes, o estreitamento de conteúdos curriculares e as avaliações verticalizantes, focando responsabilização de professores e diretores, passaram a conformar a agenda para a reforma educacional nos Estados Unidos. O presente artigo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental, questiona as premissas que fundamentam essas políticas, fortemente estruturadas em tomo dos testes padronizados de larga escala, os quais constituem a "ferramenta por excelência" do programa governamental em questão. Ademais dos perversos efeitos impingidos aos educandos, mostram-se as limitações intrínsecas desses instrumentos para aferir a assimilação de conhecimentos por parte dos discentes, bem como a proliferação de todo tipo de expedientes de questionável validade ética com vistas a simular o alcance das metas de desempenho acadêmico estipuladas pelo mencionado programa. |
Description: | BASTOS, Remo Moreira Brito. O papel dos testes padronizados na política educacional para o ensino básico nos Estados Unidos. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 99, p. 418-444, abr./jun. 2018. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33320 |
ISSN: | 0104-4036 1809-4465 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_art_rmbbastos.pdf | 12,68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.