Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBastos, Remo Moreira Brito-
dc.date.accessioned2018-06-29T17:49:21Z-
dc.date.available2018-06-29T17:49:21Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBastos, R. M. B. (2018)pt_BR
dc.identifier.issn0104-4036-
dc.identifier.issn1809-4465 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33320-
dc.descriptionBASTOS, Remo Moreira Brito. O papel dos testes padronizados na política educacional para o ensino básico nos Estados Unidos. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 99, p. 418-444, abr./jun. 2018.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEnsaio: avaliação e políticas públicas em educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTestes padronizadospt_BR
dc.subjectPolítica da Educaçãopt_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.titleO papel dos testes padronizados na política educacional para o ensino básico nos Estados Unidospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o advento do programa federal No Child Left Behind, um aumento desproporcional das horas destinadas a testes, o estreitamento de conteúdos curriculares e as avaliações verticalizantes, focando responsabilização de professores e diretores, passaram a conformar a agenda para a reforma educacional nos Estados Unidos. O presente artigo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental, questiona as premissas que fundamentam essas políticas, fortemente estruturadas em tomo dos testes padronizados de larga escala, os quais constituem a "ferramenta por excelência" do programa governamental em questão. Ademais dos perversos efeitos impingidos aos educandos, mostram-se as limitações intrínsecas desses instrumentos para aferir a assimilação de conhecimentos por parte dos discentes, bem como a proliferação de todo tipo de expedientes de questionável validade ética com vistas a simular o alcance das metas de desempenho acadêmico estipuladas pelo mencionado programa.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_rmbbastos.pdf12,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.