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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33320
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bastos, Remo Moreira Brito | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-29T17:49:21Z | - |
dc.date.available | 2018-06-29T17:49:21Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Bastos, R. M. B. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-4036 | - |
dc.identifier.issn | 1809-4465 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33320 | - |
dc.description | BASTOS, Remo Moreira Brito. O papel dos testes padronizados na política educacional para o ensino básico nos Estados Unidos. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 99, p. 418-444, abr./jun. 2018. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Testes padronizados | pt_BR |
dc.subject | Política da Educação | pt_BR |
dc.subject | Estados Unidos | pt_BR |
dc.title | O papel dos testes padronizados na política educacional para o ensino básico nos Estados Unidos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Com o advento do programa federal No Child Left Behind, um aumento desproporcional das horas destinadas a testes, o estreitamento de conteúdos curriculares e as avaliações verticalizantes, focando responsabilização de professores e diretores, passaram a conformar a agenda para a reforma educacional nos Estados Unidos. O presente artigo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental, questiona as premissas que fundamentam essas políticas, fortemente estruturadas em tomo dos testes padronizados de larga escala, os quais constituem a "ferramenta por excelência" do programa governamental em questão. Ademais dos perversos efeitos impingidos aos educandos, mostram-se as limitações intrínsecas desses instrumentos para aferir a assimilação de conhecimentos por parte dos discentes, bem como a proliferação de todo tipo de expedientes de questionável validade ética com vistas a simular o alcance das metas de desempenho acadêmico estipuladas pelo mencionado programa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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