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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O papel dos testes padronizados na política educacional para o ensino básico nos Estados Unidos
Autor(es): Bastos, Remo Moreira Brito
Palavras-chave: Testes padronizados;Política da Educação;Estados Unidos
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação
Citação: Bastos, R. M. B. (2018)
Resumo: Com o advento do programa federal No Child Left Behind, um aumento desproporcional das horas destinadas a testes, o estreitamento de conteúdos curriculares e as avaliações verticalizantes, focando responsabilização de professores e diretores, passaram a conformar a agenda para a reforma educacional nos Estados Unidos. O presente artigo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental, questiona as premissas que fundamentam essas políticas, fortemente estruturadas em tomo dos testes padronizados de larga escala, os quais constituem a "ferramenta por excelência" do programa governamental em questão. Ademais dos perversos efeitos impingidos aos educandos, mostram-se as limitações intrínsecas desses instrumentos para aferir a assimilação de conhecimentos por parte dos discentes, bem como a proliferação de todo tipo de expedientes de questionável validade ética com vistas a simular o alcance das metas de desempenho acadêmico estipuladas pelo mencionado programa.
Descrição: BASTOS, Remo Moreira Brito. O papel dos testes padronizados na política educacional para o ensino básico nos Estados Unidos. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 26, n. 99, p. 418-444, abr./jun. 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33320
ISSN: 0104-4036
1809-4465 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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