Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33241
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Vivências lúdicas como prática educativa sobre Direitos Humanos: aplicação do jogo diário de amanhã com estudantes de direito no Ceará |
Authors: | Antunes, Jeferson Vieira, Isabelle Santos de Souza Santos, Antônia Gabrielly Araújo dos Queiroz, Zuleide Fernandes de |
Keywords: | Direitos Humanos;Diário de Amanhã;Jogos |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | Antunes, J.; Vieira, I. S. S.; Santos, A. G. A.; Queiroz, Z. F. (2017) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Percebemos que as questões referentes aos Direitos Humanos, midiatizadas, tomam conta do senso comum a partir de uma visão que fortalece o antagonismo, tal abordagem é limitante. A partir das práticas educativas, na perspectiva reflexiva sobre os Direitos Humanos, podemos auxiliar a tomada de consciência do indivíduo acerca da democracia e justiça social, que pode contribuir pedagogicamente para a discussão do tema.Compreendendo tal realidade, o Laboratório Interdisciplinar de Jogos Colaborativos (LIJC),em parceria com educadores dos cursos de bacharelado em Direito, propõe o fomento a esta discussão através do jogo eletrônico Diário de Amanhã,uma iniciativa da UNESCO, que contribui de forma lúdica para que os estudantes possam, através da simulação de situações reais,perceber a importância do tema para além dos conteúdos em sala de aula. O propósito deste estudo é apresentar um relato de experiência sobre a utilização do jogo Diário de Amanhã, como ferramenta lúdica, para fomentar as discussões acerca dos Direitos Humanos. Temos a pretensão também de descrever o jogo, suas fases e desafios; e perceber como os estudantes recebem o jogo em seus limites e possibilidades. Este foi aplicado em instituições públicas e particulares, onde estiveram presentes 181 estudantes de Bacharelado em Direito. Utilizamos, para a constituição deste, a observação participante aliada aos relatórios fornecidos pelos educadores que mediaram a atividade. O jogo se destacou por requerer poucos recursos, por reunir elementos colaborativos e competitivos, pela simulação de fatos reais por meio de um jornal fictício que agrega mais significado a discussão ao possibilitar a comparação entre as notícias fictícias e a realidade dos participantes,por favorecer um espaço de discussão passível de sensibilização sobre o tema e por contribuir como um momento de interação lúdica entre os participantes. |
Description: | ANTUNES, Jeferson.; VIEIRA, Isabelle Santos de Souza; SANTOS, Antônia Gabrielly Araújo dos; QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. Vivências lúdicas como prática educativa sobre Direitos Humanos: aplicação do jogo diário de amanhã com estudantes de direito no Ceará. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOENTE, 6., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2017. p. 16637-16646. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33241 |
ISSN: | 2176-1396 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_eve_jantunesisoliveira.pdf | 226,25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.