Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33239
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Juventudes, tecnologias digitais e práticas educativas experimentadas na rede |
Autor : | Oliveira, Jaiane Araujo de |
Palabras clave : | Juventudes;Práticas Educativas;Redes sociais |
Fecha de publicación : | 2017 |
Citación : | Oliveira, J. A. (2017) |
Resumen en portugués brasileño: | Os estudos sobre a tematização da juventude têm se preocupado cada vez mais em versar sobre os jovens em sua diversidade, como sujeitos da história, que produzem cultura e se organizam em grupos e redes. Consideram, ainda, a realidade em que os jovens estão inseridos, assim como suas diferenças culturais, simbolizadas e vividas pela diversidade de classe, gênero, etnia, orientação sexual e territorial. Este artigo tem como objetivo discutir como as tecnologias digitais, especialmente a internet e as redes sociais, se relacionam com as práticas educativas dos jovens que acessam a página do Facebook Cuca Comunidade em Pauta. Com base na etnografia virtual(técnica que utiliza a internet como ferramenta de pesquisa), foi possível capturar imagens e registros sobre essa realidade vivenciada e expressada na rede social Facebook. Além disso outras técnicas foram utilizadas no espaço off-line, como observação, entrevistas e grupo de discussão. Os sujeitos da pesquisa foram jovens moradores da barra do Ceará, bairro periférico de Fortaleza/Ce. Nesse trajeto, percebe-se que os jovens investigados mantêm-se conectados as redes sociais, tecendo seus modos de vida, suas experiências, ampliando as oportunidades de lazer, de cultura, de contato com pessoas e com a informação. As práticas educativas são reveladas na medida em que socializam trabalhos, acessam informações, divulgam notícias e nesse processo se formam enquanto sujeitos que sabe e aprende. Os jovens reconhecem que as tecnologias possibilitam experimentar a inventividade, a criação, pois podem criar vídeos, obter informação, ampliar os conhecimentos e realizar trocas de saberes com os colegas. Por isso, a internet é uma maneira de construir novas rotas de experiência pelo cotidiano , uma vez que alargam suas relações educativas, afetivas e sociais, para além do espaço em que vivem, rompem fronteiras e modificam seu estilo de vida, seus modos de aprender, que passam a serem elaborados individual e coletivamente. |
Descripción : | OLIVEIRA, Jaiane Araujo de.Juventudes, tecnologias digitais e práticas educativas experimentadas na rede. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOENTE, 6., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2017. p. 11558-11569. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33239 |
ISSN : | 2176-1396 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_eve_jaoliveira.pdf | 242,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.