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dc.contributor.authorOliveira, Jaiane Araujo de-
dc.date.accessioned2018-06-28T12:30:37Z-
dc.date.available2018-06-28T12:30:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationOliveira, J. A. (2017)pt_BR
dc.identifier.issn2176-1396-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33239-
dc.descriptionOLIVEIRA, Jaiane Araujo de.Juventudes, tecnologias digitais e práticas educativas experimentadas na rede. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOENTE, 6., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2017. p. 11558-11569.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.titleJuventudes, tecnologias digitais e práticas educativas experimentadas na redept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs estudos sobre a tematização da juventude têm se preocupado cada vez mais em versar sobre os jovens em sua diversidade, como sujeitos da história, que produzem cultura e se organizam em grupos e redes. Consideram, ainda, a realidade em que os jovens estão inseridos, assim como suas diferenças culturais, simbolizadas e vividas pela diversidade de classe, gênero, etnia, orientação sexual e territorial. Este artigo tem como objetivo discutir como as tecnologias digitais, especialmente a internet e as redes sociais, se relacionam com as práticas educativas dos jovens que acessam a página do Facebook Cuca Comunidade em Pauta. Com base na etnografia virtual(técnica que utiliza a internet como ferramenta de pesquisa), foi possível capturar imagens e registros sobre essa realidade vivenciada e expressada na rede social Facebook. Além disso outras técnicas foram utilizadas no espaço off-line, como observação, entrevistas e grupo de discussão. Os sujeitos da pesquisa foram jovens moradores da barra do Ceará, bairro periférico de Fortaleza/Ce. Nesse trajeto, percebe-se que os jovens investigados mantêm-se conectados as redes sociais, tecendo seus modos de vida, suas experiências, ampliando as oportunidades de lazer, de cultura, de contato com pessoas e com a informação. As práticas educativas são reveladas na medida em que socializam trabalhos, acessam informações, divulgam notícias e nesse processo se formam enquanto sujeitos que sabe e aprende. Os jovens reconhecem que as tecnologias possibilitam experimentar a inventividade, a criação, pois podem criar vídeos, obter informação, ampliar os conhecimentos e realizar trocas de saberes com os colegas. Por isso, a internet é uma maneira de construir novas rotas de experiência pelo cotidiano , uma vez que alargam suas relações educativas, afetivas e sociais, para além do espaço em que vivem, rompem fronteiras e modificam seu estilo de vida, seus modos de aprender, que passam a serem elaborados individual e coletivamente.pt_BR
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