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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33239
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Jaiane Araujo de | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-28T12:30:37Z | - |
dc.date.available | 2018-06-28T12:30:37Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, J. A. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-1396 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33239 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Jaiane Araujo de.Juventudes, tecnologias digitais e práticas educativas experimentadas na rede. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 4., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOENTE, 6., 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2017. p. 11558-11569. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Juventudes | pt_BR |
dc.subject | Práticas Educativas | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.title | Juventudes, tecnologias digitais e práticas educativas experimentadas na rede | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os estudos sobre a tematização da juventude têm se preocupado cada vez mais em versar sobre os jovens em sua diversidade, como sujeitos da história, que produzem cultura e se organizam em grupos e redes. Consideram, ainda, a realidade em que os jovens estão inseridos, assim como suas diferenças culturais, simbolizadas e vividas pela diversidade de classe, gênero, etnia, orientação sexual e territorial. Este artigo tem como objetivo discutir como as tecnologias digitais, especialmente a internet e as redes sociais, se relacionam com as práticas educativas dos jovens que acessam a página do Facebook Cuca Comunidade em Pauta. Com base na etnografia virtual(técnica que utiliza a internet como ferramenta de pesquisa), foi possível capturar imagens e registros sobre essa realidade vivenciada e expressada na rede social Facebook. Além disso outras técnicas foram utilizadas no espaço off-line, como observação, entrevistas e grupo de discussão. Os sujeitos da pesquisa foram jovens moradores da barra do Ceará, bairro periférico de Fortaleza/Ce. Nesse trajeto, percebe-se que os jovens investigados mantêm-se conectados as redes sociais, tecendo seus modos de vida, suas experiências, ampliando as oportunidades de lazer, de cultura, de contato com pessoas e com a informação. As práticas educativas são reveladas na medida em que socializam trabalhos, acessam informações, divulgam notícias e nesse processo se formam enquanto sujeitos que sabe e aprende. Os jovens reconhecem que as tecnologias possibilitam experimentar a inventividade, a criação, pois podem criar vídeos, obter informação, ampliar os conhecimentos e realizar trocas de saberes com os colegas. Por isso, a internet é uma maneira de construir novas rotas de experiência pelo cotidiano , uma vez que alargam suas relações educativas, afetivas e sociais, para além do espaço em que vivem, rompem fronteiras e modificam seu estilo de vida, seus modos de aprender, que passam a serem elaborados individual e coletivamente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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