Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3322
Tipo: Dissertação
Título: O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude.
Título em inglês: The cultural curriculum of tv series Malhação : revealing those pedagogic aspects addressed to the youth.
Autor(es): Souza, Ana Carmita Bezerra de
Orientador: Albuquerque, Luiz Botelho
Palavras-chave: Indústria Cultural;Interculturalidade;Violência Simbólica;Currículo cultural;Habitus;Cultural Industry;Interculturality;Cultural Curriculum;Symbolic Violence;Novelas de rádio e televisão - Aspectos sociais - Brasil;Indústria cultural - Brasil;Televisão na educação - Brasil;Televisão - Programas para adolescentes;Televisão e adolescentes - Brasil;Malhação(Novela de televisão);Rede Globo de Televisão
Data do documento: 2007
Citação: SOUZA, Ana Carmita Bezerra de. O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007.
Resumo: O estudo do currículo cultural evidencia que a formação humana não acontece apenas nas tradicionais instituições de educação. Desde meados do século XX a indústria cultural participa efetivamente na elaboração das identidades e subjetividades, e, assim, soma-se a outras instâncias sociais (família, igreja, e escola). Televisão, rádio, imprensa, indústria fonográfica, publicidade e Internet oferecem artefatos culturais que atuam de maneira incisiva na educação dos sujeitos contemporâneos. Nesta pesquisa objetivei analisar a série Malhação, exibida pela Rede Globo de Televisão há quase 12 anos, considerando-a operadora de um currículo cultural, com temáticas e práticas pedagógicas que colaboram na constituição do habitus juvenil. Verifiquei apresentações de sexualidade e gênero; demonstração de um conceito de beleza humana; caracterização das relações étnicas; uso da punição como estratégia pedagógica; e a inserção do enredo na estrutura social e econômica. Adotei um método do tipo etnográfico virtual e tomei a praxiologia de Bourdieu como principal referencial – o que implicou fazer emergir da prática dos sujeitos as categorias analíticas e conceituais. Devido à amplitude das temáticas, adotei uma postura teórica multirreferenciada. Para as análises foram utilizadas imagens, falas e fatos da narrativa que colaborassem no esclarecimento dos temas selecionados. Em síntese, a Malhação, exibe um projeto pedagógico velado, que objetiva a formação do jovem consumidor, heterossexual, domesticado e que para ser belo necessita ser branco, novo e esbelto – fatos que caracterizam o currículo cultural como um caso típico da semiformação, que, para Adorno consiste na alienação das consciências, provocada pelas mercadorias da indústria cultural.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3322
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_Dis_ ACBSouza.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.