Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3322
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Luiz Botelho | - |
dc.contributor.author | Souza, Ana Carmita Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2012-07-18T15:06:43Z | - |
dc.date.available | 2012-07-18T15:06:43Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Ana Carmita Bezerra de. O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude. 2007. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2007. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3322 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Indústria Cultural | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Violência Simbólica | pt_BR |
dc.subject | Currículo cultural | pt_BR |
dc.subject | Habitus | pt_BR |
dc.subject | Cultural Industry | pt_BR |
dc.subject | Interculturality | pt_BR |
dc.subject | Cultural Curriculum | pt_BR |
dc.subject | Symbolic Violence | pt_BR |
dc.subject | Novelas de rádio e televisão - Aspectos sociais - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Indústria cultural - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Televisão na educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Televisão - Programas para adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Televisão e adolescentes - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Malhação(Novela de televisão) | pt_BR |
dc.subject | Rede Globo de Televisão | pt_BR |
dc.title | O currículo cultural da série malhação: desvelando aspectos pedagógicos endereçados à juventude. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O estudo do currículo cultural evidencia que a formação humana não acontece apenas nas tradicionais instituições de educação. Desde meados do século XX a indústria cultural participa efetivamente na elaboração das identidades e subjetividades, e, assim, soma-se a outras instâncias sociais (família, igreja, e escola). Televisão, rádio, imprensa, indústria fonográfica, publicidade e Internet oferecem artefatos culturais que atuam de maneira incisiva na educação dos sujeitos contemporâneos. Nesta pesquisa objetivei analisar a série Malhação, exibida pela Rede Globo de Televisão há quase 12 anos, considerando-a operadora de um currículo cultural, com temáticas e práticas pedagógicas que colaboram na constituição do habitus juvenil. Verifiquei apresentações de sexualidade e gênero; demonstração de um conceito de beleza humana; caracterização das relações étnicas; uso da punição como estratégia pedagógica; e a inserção do enredo na estrutura social e econômica. Adotei um método do tipo etnográfico virtual e tomei a praxiologia de Bourdieu como principal referencial – o que implicou fazer emergir da prática dos sujeitos as categorias analíticas e conceituais. Devido à amplitude das temáticas, adotei uma postura teórica multirreferenciada. Para as análises foram utilizadas imagens, falas e fatos da narrativa que colaborassem no esclarecimento dos temas selecionados. Em síntese, a Malhação, exibe um projeto pedagógico velado, que objetiva a formação do jovem consumidor, heterossexual, domesticado e que para ser belo necessita ser branco, novo e esbelto – fatos que caracterizam o currículo cultural como um caso típico da semiformação, que, para Adorno consiste na alienação das consciências, provocada pelas mercadorias da indústria cultural. | pt_BR |
dc.title.en | The cultural curriculum of tv series Malhação : revealing those pedagogic aspects addressed to the youth. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_Dis_ ACBSouza.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.