Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33213
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Contemporary conversations on authorship in Applied Linguistics: a literature review
Otros títulos : Conversações contemporâneas sobre autoria em linguística aplicada: uma revisão de literatura
Autor : Schmidt, Ana Paula Carvalho
Motta-Roth, Desirée
Palabras clave : Authorship;Academic literacies;Applied Linguistics;Autoria
Fecha de publicación : 2017
Editorial : Revista Entrepalavras
Citación : Schmidt, A. P. C.; Motta-Roth, D. (2017)
Resumen en portugués brasileño: A atribuição de autoria tem sido uma preocupação em várias disciplinas, da Ciência da Informação (MIRANDA et al, 2007; VANZ; STUMPF, 2010) à Medicina (GRIEGER, 2005; MONTEIRO, 2004; PETROIANU, 2002). Nesse sentido, nosso objetivo neste trabalho é fornecer um panorama das Conversações (GEE, 1999) sobre autoria no campo da Linguística Aplicada de 2012 a 2015. Com base na Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1992, 2003), revisamos nove artigos publicados em reconhecidos periódicos de Linguística Aplicada. Os resultados indicam que há quatro diferentes perspectivas a partir das quais autoria tem sido abordada: dialogismo, responsabilidade, posição ideológica e propriedade intelectual. Citação e paráfrase foram as práticas mais citadas em associação com o conceito de dialogismo como forma de exercício da autoria no contexto acadêmico.
Abstract: Authorship attribution has been a concern across disciplines, from Information Science (MIRANDA et al, 2007; VANZ; STUMPF, 2010) to Medicine (GRIEGER, 2005; MONTEIRO, 2004; PETROIANU, 2002). With this in mind, we aim at providing an overview on Conversations (GEE, 1999) about authorship in the field of Applied Linguistics from 2012 to 2015. Drawing on Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1992, 2003), we review nine articles published in well-known Applied Linguistics journals. The results indicated that there are four different perspectives from which authorship is addressed: dialogicity, responsibility, ideological positioning and intellectual property. Quoting and paraphrasing were the most cited practices in association with the concept of dialogicity as a form of exercising authorship in the academic context.
Descripción : SCHMIDT, Ana Paula Carvalho; MOTTA-ROTH, Desirée. Contemporary conversations on authorship in Applied Linguistics: a literature review. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 604-621, ago./dez. 2017.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33213
ISSN : 2237-6321 (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_art_apcschmidtdmottaroth.pdf195,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.