Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33187
Tipo: Dissertação
Título : Dar, receber e retribuir: saberes compartilhados e dádiva na comunidade de software livre e de código aberto.
Autor : Camelo Filho, Paulo Farias
Tutor: Gussi, Alcides Fernando
Palabras clave : Antropologia da Educação;Cibercultura;Dádiva;Software Livre
Fecha de publicación : 2018
Citación : CAMELO FILHO, Paulo Farias. Dar, receber e retribuir: saberes compartilhados e dádiva na comunidade de software livre e de código aberto. 2018. 99f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018
Resumen en portugués brasileño: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo compreender a rede de colaboração e a troca de saberes no ambiente mediado por computador formado em torno dos Softwares Livres e de Código Aberto. A pesquisa, realizada em ambiente virtual, traz como recorte, o olhar dirigido para as atividades dos usuários que, na linguagem nativa, são conhecidos por “entusiastas”, um grupo heterogêneo, muitas vezes de áreas do conhecimento diferentes da computação, que dedicam parte do seu tempo a aprender, ensinar e militar em favor da divulgação de iniciativas colaborativas no uso das tecnologias computacionais, articulando processos formativos. As interpretações das ações destes entusiastas e o modo como desenvolvem suas atividades são analisadas a partir de Marcel Mauss e suas atuais releituras sobre a Dádiva, um sistema de trocas interpessoais tomando por base a tríplice obrigação de dar, receber e retribuir. O caminho metodológico escolhido, a interpretação de dados coletados em ambiente virtual, tem como norte as discussões postas pela Antropologia do ciberespaço.
Abstract: This dissertation aims to understand the network of collaboration and exchange of knowledge in the computer-mediated environment formed around Free and Open Source Softwares. The research, performed in a virtual environment, brings as a cut, the look directed at the activities of users who, in native language, are known as "enthusiasts", a heterogeneous group, often from areas of knowledge other than computing, that devote part of their time to learning, teaching and military in favor of the dissemination of collaborative initiatives in the use of computational technologies, articulating formative processes. The interpretations of the actions of these enthusiasts and the way they develop their activities are analyzed from Marcel Mauss and his current readings on the Gift, a system of interpersonal exchanges based on the threefold obligation to give, receive and reciprocate. The methodological path chosen, the interpretation of data collected in a virtual environment, will be based on the discussions put forward by the anthropology of cyberspace.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33187
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_dis_pfcamelofilho.pdf636,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.