Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33100
Tipo: Tese
Título : Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificação de Princípios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira
Autor : Parente, Filipe Ximenes
Tutor: Rogério, Pedro
Palabras clave : Aprendizagem;Instrumentos de sopro/madeira;Princípios
Fecha de publicación : 2018
Citación : PARENTE, Filipe Ximenes. Aprendizagem musical: uma analise com vistas a identificação de princípios para aprendizagem de instrumentos de sopro/madeira. 2018. 234f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa se debruça sobre uma reflexão acerca do processo de aprendizagem dos discentes envolvidos nas disciplinas de Madeiras I e II, com vistas a identificar princípios para aprendizagem de instrumento de sopro/madeira. A pesquisa utiliza como referencial teórico central os estudos de Paulo Freire (1996) sobre a aprendizagem; os trabalhos de Pierre Bourdieu (2002) que conceituam habitus e trajetória; as pesquisas de Barbosa (1996); Yin (2007); Nascimento (2007); e Almeida (2014) para fundamentar o trabalho com grupos musicais. A metodologia tem caráter qualitativo (SILVA & SILVEIRA, 2007) com foco em um estudo de caso (GIL, 2009), que foi antecedido de uma pesquisa exploratória (BASTOS, 2009). O enredo se estrutura em uma introdução, que apresenta o objeto de estudo, a contextualização da pesquisa, a justificativa, a hipótese e os objetivos; seguido de quatro capítulos, a saber: Capítulo 1: pressupostos teóricos do campo musical, no qual apresentamos as vertentes para aprendizagem de grupos musicais e situamos o locus da pesquisa; capítulo 2: pressupostos teóricos do campo educacional, onde discutimos sobre aprendizagem, formação, experiência, trajetória e currículo; capítulo 3: metodologia, em que fundamentamos os passos metodológicos do trabalho; capítulo 4: Construindo uma abordagem pedagógica para o trabalho com instrumentos de sopro/madeira em contexto de grupos musicais, em que apresentamos algumas reflexões sobre o estudo apresentado.
Abstract: This research focuses on a reflection about the learning process of the students involved in the disciplines of Woods I and II, with a view to identifying principles for wind instrument / wood learning. The research uses as central theoretical reference the studies of Paulo Freire (1996) on learning; the works of Pierre Bourdieu (2002) that conceptualize habitus and trajectory; the researches of Barbosa (1996); Yin (2007); Birth (2007); and Almeida (2014) to substantiate the work with musical groups. The methodology is qualitative (SILVA & SILVEIRA, 2007), focusing on a case study (GIL, 2009), which was preceded by an exploratory research (BASTOS, 2009). The plot is structured in an introduction, which presents the object of study, the contextualization of the research, the justification, the hypothesis and the objectives; followed by four chapters, namely: Chapter 1: theoretical assumptions of the musical field, in which we present the slopes for learning musical groups and situate the locus of the research; chapter 2: theoretical assumptions of the educational field, where we discuss learning, formation, experience, trajectory and curriculum; chapter 3: methodology, on which we base the methodological steps of the work; Chapter 4: Constructing a pedagogical approach to working with woodwind / wood instruments in the context of musical groups, in which we present some reflections on the presented study.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33100
Aparece en las colecciones: PPGEB - Teses defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tese_fxparente.pdf7,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.