Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3302
Tipo: | Dissertação |
Título: | Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical |
Título em inglês: | Touching the repertoire curricular: bands of music and musical formation |
Autor(es): | Almeida, José Robson Maia de |
Orientador: | Matos, Elvis de Azevedo |
Palavras-chave: | Banda de Música Padre Assis Portela;Banda de Música;Currículo;Educação Musical;Musical Band;Curriculum;Musical Education;Conteúdos Curriculares |
Data do documento: | 2010 |
Instituição/Editor/Publicador: | http://www.teses.ufc.br |
Citação: | ALMEIDA, José Robson Maia de. Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical. 2010. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010. |
Resumo: | O presente trabalho procura entender o processo curricular existente com base nas influências que o repertório exerce na educação musical das bandas de música do Ceará e que aprendizagens surgem desses currículos. O estudo foi realizado com a Banda de Música Padre Assis Portela, do Município cearense de Beberibe, situado na Região Litoral-Leste do Estado. Para auxiliar esta pesquisa, foi necessário realizar um mapeamento com regentes de outros municípios, no intuito de elucidar o atual estado das bandas cearenses, apresentando aspectos como história, repertório e formação musical. A metodologia configurou-se em estudo de caso, antecedido por estudos exploratórios, utilizando aspectos inerentes à pesquisa etnográfica, sendo empregados procedimentos como observações e entrevistas semiestruturadas com os integrantes, ex-integrantes, regentes e ex-regentes da Banda de Beberibe. As informações colhidas foram categorizadas mediante sua relevância diante dos objetivos propostos e, desta maneira, revelam que o repertório da referida Banda recebe várias influências da atual sociedade, como da indústria cultural, da cultura dos Estados Unidos e da herança advinda das bandas mantidas por corporações militares e influenciando diretamente no processo curricular, que está por trás da educação musical deste grupo. Com suporte na formalidade e na informalidade curricular recorrente na Banda estudada, surgem diversas aprendizagens relacionadas com questões musicais, sociais, econômicas e culturais, delineando, desta forma, o currículo presente na Banda de Música Padre Assis Portela. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3302 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_Dis_JRMAlmeida.pdf | 3,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.