Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMatos, Elvis de Azevedo-
dc.contributor.authorAlmeida, José Robson Maia de-
dc.date.accessioned2012-07-18T10:59:06Z-
dc.date.available2012-07-18T10:59:06Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationALMEIDA, José Robson Maia de. Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical. 2010. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3302-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectBanda de Música Padre Assis Portelapt_BR
dc.subjectBanda de Músicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectMusical Bandpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectMusical Educationpt_BR
dc.subjectConteúdos Curricularespt_BR
dc.titleTocando o repertório curricular: bandas de música e formação musicalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho procura entender o processo curricular existente com base nas influências que o repertório exerce na educação musical das bandas de música do Ceará e que aprendizagens surgem desses currículos. O estudo foi realizado com a Banda de Música Padre Assis Portela, do Município cearense de Beberibe, situado na Região Litoral-Leste do Estado. Para auxiliar esta pesquisa, foi necessário realizar um mapeamento com regentes de outros municípios, no intuito de elucidar o atual estado das bandas cearenses, apresentando aspectos como história, repertório e formação musical. A metodologia configurou-se em estudo de caso, antecedido por estudos exploratórios, utilizando aspectos inerentes à pesquisa etnográfica, sendo empregados procedimentos como observações e entrevistas semiestruturadas com os integrantes, ex-integrantes, regentes e ex-regentes da Banda de Beberibe. As informações colhidas foram categorizadas mediante sua relevância diante dos objetivos propostos e, desta maneira, revelam que o repertório da referida Banda recebe várias influências da atual sociedade, como da indústria cultural, da cultura dos Estados Unidos e da herança advinda das bandas mantidas por corporações militares e influenciando diretamente no processo curricular, que está por trás da educação musical deste grupo. Com suporte na formalidade e na informalidade curricular recorrente na Banda estudada, surgem diversas aprendizagens relacionadas com questões musicais, sociais, econômicas e culturais, delineando, desta forma, o currículo presente na Banda de Música Padre Assis Portela.pt_BR
dc.title.enTouching the repertoire curricular: bands of music and musical formationpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_Dis_JRMAlmeida.pdf3,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.