Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33004
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Regenaldo da | - |
dc.contributor.author | Torres, Daniel Chagas | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-18T10:45:00Z | - |
dc.date.available | 2018-06-18T10:45:00Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, D. C. (2007) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33004 | - |
dc.description | TORRES, Daniel Chagas. A educação como direito fundamental. 2007. 53 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007. | pt_BR |
dc.description.abstract | The education as a fundamental right. Initially, it is made an approach of the fundamental rights of its more traditional vision to the modern approach of Habermas.Is Analyzed the dimensions of those rights, with a small study of their evolution. It is made also a reference to education as a fundamental right of great relevance to the implementation of other fundamental rights. Suggestions are proposed for the improvement of a democratic and fair education, especially for the importance of greater preoccupation of the government and for the mobilization of the society to promoting the education. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Direitos fundamentais | pt_BR |
dc.title | A educação como direito fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A educação como direito fundamental. Inicialmente, faz-se uma abordagem acerca dos direitos fundamentais, da sua visão mais tradicional à moderna abordagem de Habermas. Analisa-se as dimensões desses direitos, com um pequeno estudo de sua evolução .Faz-se também referência a educação como direito fundamental de grande relevância para a própria concretização de outros direitos fundamentais. Aborda-se a importância da educação para o direito e o caráter pedagógico do mesmo. Após uma breve análise da situação da educação no Ceará e no Brasil , apresenta-se uma abordagem constitucional da educação , bem como do estudo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Em torno disso, será apresentada uma série de sugestões para o melhoramento e aperfeiçoamento de uma educação mais justa e democrática. Em arremate, destacamos a relevância de uma maior preocupação das políticas públicas e da mobilização da sociedade em prol da educação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DIREITO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_tcc_dctorres.pdf | 157,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.