Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32828
Tipo: Artigo de Periódico
Título : A construção do olhar antropológico na formação docente
Autor : Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
Palabras clave : Antropologia da Educação;Fenômeno dar/assistir aula;Aprendizado
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Texto FCC
Citación : Beserra, B. L. R. (2016)
Resumen en portugués brasileño: O projeto apresenta experiência desenvolvida na disciplina Antropologia da Educação no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. A partir da utilização de recursos da pesquisa antropológica no ensino da disciplina, entre os quais, a observação participante e escrita de diários de campo, produziu-se a desnaturalização do fenômeno “dar/assistir aula” e, em consequência, constatou-se que a metodologia do estranhamento do familiar possibilita não apenas a constituição de uma forma específica de enxergar e lidar com o “outro”, como também de observar-se e lidar consigo próprio. Alcançou-se, assim, o objetivo tanto do aprendizado dos conteúdos da disciplina, como da reflexividade, habilidade indispensável a toda formação docente, particularmente a do futuro professor da educação básica.
Descripción : BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. A construção do olhar antropológico na formação docente. Texto FCC, São Paulo, v. 50, p. 93-121, nov. 2016.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32828
ISBN : 978-85-60876-10-5
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_art_blrbeserra.pdf242,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.