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dc.contributor.authorBeserra, Bernadete de Lourdes Ramos-
dc.date.accessioned2018-06-13T13:05:11Z-
dc.date.available2018-06-13T13:05:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationBeserra, B. L. R. (2016)pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-60876-10-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32828-
dc.descriptionBESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. A construção do olhar antropológico na formação docente. Texto FCC, São Paulo, v. 50, p. 93-121, nov. 2016.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTexto FCCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntropologia da Educaçãopt_BR
dc.subjectFenômeno dar/assistir aulapt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.titleA construção do olhar antropológico na formação docentept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO projeto apresenta experiência desenvolvida na disciplina Antropologia da Educação no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. A partir da utilização de recursos da pesquisa antropológica no ensino da disciplina, entre os quais, a observação participante e escrita de diários de campo, produziu-se a desnaturalização do fenômeno “dar/assistir aula” e, em consequência, constatou-se que a metodologia do estranhamento do familiar possibilita não apenas a constituição de uma forma específica de enxergar e lidar com o “outro”, como também de observar-se e lidar consigo próprio. Alcançou-se, assim, o objetivo tanto do aprendizado dos conteúdos da disciplina, como da reflexividade, habilidade indispensável a toda formação docente, particularmente a do futuro professor da educação básica.pt_BR
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