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Type: Dissertação
Title: Pessoas com necessidades especiais na sociedade e no mercado de trabalho - pespectiva inclusiva.
Authors: Maia, Tatiane Faustino Moreira
Advisor: Rech, Hildemar Luiz
Keywords: Inclusão;Pessoas com Necessidades Especiais;Inclusão no mercado de trabalho;Inclusão escolar;Educacion;Inclusion;Personnes avec des Nécessités Spéciales (PNE);Inclusion dans le marché de travail;Inclusion scolaire;Integracao social - Política governamental - Ceará;Educação inclusiva - Política governamental - Ceará;Mercado de trabalho - Política governamental - Ceará;Deficientes - Política governamental - Ceará;Deficientes - Emprego - Legislação - Brasil
Issue Date: 2008
Publisher: http://www.teses.ufc.
Citation: MAIA, Tatiane Faustino Moreira. Pessoas com necessidades especiais na sociedade e no mercado de trabalho: pespectiva inclusiva. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2008.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta dissertação expõe avanços e dificuldades encontrados no processo inclusivo de Pessoas com Necessidades Especiais - PNE no mercado de trabalho. Parte-se da abordagem do que é inclusão e como se deu a evolução histórica da inclusão na sociedade, na educação e no mercado de trabalho. São expostas as principais leis referentes a essa questão e o que já vem ocorrendo para se garantir o trabalho inclusivo. Foram levantados dados de instituições como IDT, SINE, e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará, como elementos de informação. Um segundo momento de desenvolvimento deste projeto foi baseado na observação, avaliação e análise das formas de inclusão de pessoas com necessidades especiais em algumas empresas privadas do setor industrial da região metropolitana de Fortaleza e na STDS do Ceará. Essas observações nos permitiram perceber as perspectivas e problemas de inclusão das pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho. Com o desenvolvimento da pesquisa, nas conversas informais e no meio profissional, ficou patente que a falta de conhecimento por parte dos profissionais de empresas e das escolas, como também dos cidadãos comuns em relação às pessoas com necessidades especiais e suas dificuldades/deficiências prejudica a inclusão e aumenta o preconceito. Com base nisso, colocamos em anexo, algumas considerações direcionadas às Deficiências – tipos, causas, prevenções e como ajudar PNE’s. Conclui-se que a sociedade ainda não é adequadamente inclusiva, quando levamos em conta de que nem a escola, nem o mercado de trabalho favoreçam a efetivação da inclusão plena das PNE’s, mas que os avanços e as conquistas estão acontecendo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3279
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