Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32720
Type: | Resumo |
Title: | O lip-sync karaoke (LSK) euquanto estratégia de aprendizagem no ensino da língua inglesa: relato de experiência, CH00.2014.PJ.0197 |
Authors: | Mota, Albert Cristian Dutra da Marinho Júnior, Expedito Vital Vasconcellos, Maria Monalisa Nogueira |
Keywords: | LIP-SYNC;Língua inglesa;Estratégia de aprendizagem |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | MOTA, A. C. D. ;MARINHO JÚNIOR, E. V. ;VASCONCELLOS, M. M. N. (2016) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho objetiva descrever e relatar três anos de realização do LIP-SYNC KARAOKE (dublagem musical), atividade lúdica para a aprendizagem do inglês. O LSK foi iniciado em 2014, pela primeira dupla de bolsistas da Fulbright (ETAs), em situação de desenvolvimento de ações de difusão linguístico-cultural junto à UFC. O LSK consiste em reunir amantes do inglês (comunidades interna e externa), no Bosque Moreira Campos – CH, onde selecionam e dublam músicas de sua preferência nessa língua. Apesar de ser uma atividade lúdica, aparentemente sem grandes pretensões, o LSK desempenha papel bastante relevante nesse contexto de ensino-aprendizagem: (a) reforça compreensão auditiva e acuidade de pronúncia; (b) representa um recurso bastante eficaz na aprendizagem da língua inglesa, seja na área fonológica, lexical ou sintática; (c) facilita a fixação de conteúdos, vocabulário e estruturas sintáticas, visto que usam linguagem simples, conversacional e com muita repetição; (d) estimula a criatividade e atua na área psico-emotiva, favorecendo a descontração e a assimilação de novos conhecimentos (aspectos léxico-gramaticais e socioculturais), etc. Nesses três anos de realização da atividade, observamos que, dada sua natureza multifacetada, o LSK promove a automaticidade dos aspectos linguísticos, a conexão entre língua e cultura e a motivação intrínseca e extrínseca no seu público, cada vez mais crescente. |
Description: | MOTA, Albert Cristian Dutra da; MARINHO JÚNIOR, Expedito Vital; VASCONCELLOS, Maria Monalisa Nogueira. O LIP-SYNC karaoke (LSK) enquanto estratégia de aprendizagem no ensino de língua inglesa: relato de experiência, CH00.2014.PJ.0197. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32720 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_acdmota.pdf | 51,85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.