Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32693
Type: Artigo de Evento
Title: Revisão de textos: considerações sobre atividades individuais e colaborativas
Authors: Barros, Marcilene Gaspar
Soares, Maria Elias
Keywords: Escrita;Operaçoes mentais e planejamento;Planejar, escrever e revisar textos
Issue Date: 2012
Citation: BARROS, Marcilene Gaspar; SOARES, Maria Elias. Revisão de textos: considerações sobre atividades individuais e colaborativas. In: JORNADA DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE, 24, 2012, Natal. Anais... Natal: Editora Contexto, 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: Vista de uma perspectiva cognitiva, a escrita é caracterizada como um processo de etapas sucessivas e recursivas (HAYES e FLOWER, 1980), no qual o sujeito realiza determinadas operações mentais ao planejar, escrever e revisar o texto (CAMPS, 2006). O interesse em compreender esse processo de sencadeou um grande número de estudos acerca da escrita (SERAFINI,1992;GAFFURI e MENEGASSI, 2010; PÉCORA, 2011), sendo que muitos desses estudos têm se dedicado à revisão detextos (GONÇALVES, 1992; CARVALHO, 2002; SOARES, 2003; BEZERRA, 2007; SOARES 2011). Nessa etapa, que, embora recursiva, pode ocorrer de forma mais pontual após a escrita, o autor, geralmente, lê o texto e o avalia, tendo em vista a necessidade de rever alguns aspectos e realizar possíveis mudanças para atingir objetivos por ele delineados. Apesar do volume de trabalhos realizados e da contribuição e relevância desses, acreditamos, assim como Serafini (1992), que a revisão ainda precisa ser muito debatida com os alunos em sala de aula, uma vez que essa etapa não tem recebido a devida atenção por parte da escola. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32693
ISBN: 978-85-7473-931-3
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_eve_mgbarrosmesoares.pdf246,84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.